Todos os donos de negócios buscam com frequência meios para melhorar os resultados das suas vendas e isso não é diferença no meio online. Sempre dizemos que, no processo de venda online, todas as etapas devem estar muito bem alinhadas para garantir que o consumidor final vai passar com sucesso por todas as fases da jornada de compra. A sua estratégia precisa estar voltada para conversão e aumento do ticket médio. Porém, não é só isso. Você precisa garantir que o cliente terá a melhor experiência para não ter problemas durante a compra ou após a finalização do pedido.
Em um mercado tão competitivo, quem trabalha de forma mais estratégica com certeza vai ter a vantagem. Para você entender de forma mais prática, listamos cinco dicas que vão impactar diretamente no faturamento do seu negócio. Que podem garantir uma maior lucratividade, maximizando as vendas.
1 – O consumidor precisa chegar ao seu site
O primeiro passo é levar o potencial cliente para dentro do seu site (talvez esse seja o passo mais importante afinal). Na Internet, com anúncios pagos e segmentações de público, você pode divulgar o produto ou serviço para quem tem interesse real na sua oferta. Essa é uma grande vantagem em relação ao comércio tradicional, mas para ter eficácia, é preciso saber exatamente quem você deve alcançar. Ao conhecer bem seu público, você consegue fazer campanhas assertivas e oferecer o produto certo para a pessoa certa. Não tenha medo de investir pesado em campanhas porque esse investimento deve voltar para você.
2 – Experiência de qualidade
O seu possível cliente é impactado por todos os lados por ofertas através das redes sociais e sites que acessa. Por isso você precisa conseguir se destacar no meio da multidão, mostrar que é diferente. Garanta que todas as informações estejam claras, que as imagens mostrem seu produtos/serviços detalhadamente, garantir a boa usabilidade (uma boa experiência de navegação), que o checkout é transparente e o seu site é seguro… Enfim se atentar a todos esses detalhes, mas que garantem uma experiência positiva para levar o consumidor à finalização da compra.
3 – Encontre o seu cliente
O último estudo da Barilliance, divulgado em 2020, mostra que a taxa média global de abandono de carrinho nas lojas virtuais é de cerca de 77%. Além disso, também temos os curiosos que olham as ofertas, mas simplesmente fecham a página da loja, seja por desinteresse ou fatores externos. Mas se ele chegou até o seu site, ainda há chances de fazer esse usuário retornar para efetivar uma compra. A grande estratégia é apostar forte em campanhas de remarketing para atrair novamente a atenção dessas pessoas que já demonstraram interesse na sua marca. Mas seja muito rápido para não correr o risco do consumidor perder o interesse ou comprar do seu concorrente. E se o cliente fornecer dados como nome e telefone, invista em abordagens por telefone ou até mesmo SMS de marketing.
4 – Faça upsell e cross sell
Se você ainda não está apostando nessas estratégias, está perdendo dinheiro. Você pode melhorar a experiência do cliente e ainda aumentar o ticket médio focando em estratégias de vendas como upsell e cross sell.
Mas, afinal, o que é isso?
- Upselling é uma estratégia de venda na qual um vendedor ou um site sugere um adicional para o produto ou serviço que está sendo comprado.
- Crosselling, que tem uma sensível diferença, são sugeridos produtos complementares.
Para tanto, ofereça produtos similares, desconto para o cliente levar um número maior de unidades do produto — e, até mesmo, frete grátis se o comprador aumentar o valor do pedido inicial. Assim você garante benefícios para todos os envolvidos e uma maior fidelização com pouco investimento.
5 – Ter um atendimento ágil e eficaz
Você precisa evitar ao máximo solicitações de cancelamento do pedido e o atendimento pós-venda é um fator importantíssimo para isso não acontecer. Envie o produto o mais rápido possível e encaminhe o código de rastreio. Não deixe de estar sempre atualizando o status da compra para não gerar nenhum tipo de desconfiança por parte do cliente. Perder vendas desta forma é um erro cruel e resultará em prejuízos para o negócio. E claro tenha um SAC preparado para atender bem o cliente no pós vendas. Já conhece o SAC 4.0 é a evolução da comunicação com o cliente e está ligada ao conceito de omnichannel. É um conceito que conecta o atendimento ao cliente a ações orientadas por dados concisos com ajuda de Big Data, cloud computing, bots etc.
Assim como o marketing evoluiu junto ao comportamento do consumidor, as empresas de todos os portes estão despertando para a necessidade de modernizar o atendimento ao cliente. O ponto principal aqui é que mesmo você tendo uma loja online, um e-commerce ou fazendo parte de um marketplace você precisa se atualizar constantemente, oferecer mais para o seu consumidor, pense nisso!
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