7 dicas para ranquear sua Loja Virtual nas primeiras posições dos Buscadores

Técnica SEO para ecommerce

As dicas a seguir foram listadas pela Diretora de Projetos da Agência Webpan, Norma David que é estrategista com MBA em marketing e também mentora do Sabrae.  

Norma comenta que durante seus treinamentos, palestras, workshops e lives, sempre tem gente que pergunta se é uma boa prática ficar repetindo palavras chaves no site e se isso é o suficiente para indexação principalmente do Google. Ela destaca que está bem longe de conquistar isso mirando apenas nesta estratégia que na verdade se não usada de forma contextual pode causar efeito reverso (o verdadeiro tiro no pé)  pois os robots entenderão como manipulação e o domínio pode cair na malha fina da black list.  

Um bom site ou loja virtual precisa aplicar técnicas de SEO que incluem boas práticas OnPage (dentro do site) e OffPage (fora do site). Então é necessário um checklist e avaliação por profissionais especializados. . Para quem não está tão familiarizado, segue abaixo ações simples que podem ser desenvolvidas dentro do próprio site (OnPage) e consequentemente, aumentar o rankings deles, melhorar o tráfego e suas vendas:

1 – Tratamento de Imagens

Suas imagens devem ter exatamente o padrão do site ou da sua plataforma.
Muitas vezes vemos o usuário carregar uma imagem do tamanho de 2.000 x 2.000 pixels, sendo que o tamanho padrão do e-commerce dele é de 1.000 x 1.000 pixels.

2 – Título e Descrição

Caprichar nos títulos e descrições é essencial e eu diria até obrigatório, uma vez que é isso que o usuário vê quando o site aparece nas buscas.
E é com base nisso que os visitantes decidem em qual resultado clicar.

3 – Páginas de Categorias

Nas páginas de categorias, muitos e-commerces perdem a oportunidade de ranquear elas para a palavra-chave principal do produto.

4 – Página de Produtos

Na página de produtos, ao invés de copiar os dados do site do fabricante, você deve não só criar a sua própria versão, mas ir além.
Se por exemplo o e-commerce for de suplementos, que tal responder perguntas como por exemplo qual a composição, como tomar, para que serve, etc.

5 – Headings

Lembra das dicas de conteúdo para páginas de categorias e páginas de produtos? Pois é, nisso você vai usar bastante os headings (conhecidos como títulos e subtítulos).

6 – Linkagem Interna

Linkagem interna é uma das coisas mais maravilhosas que você pode fazer por um site, no sentido de força para rankeamento, quando é bem feita, ajuda a montar uma arquitetura semântica para fazer seu SEO decolar.

7 – Dados Estruturados

Você precisa verificar se todos os dados estruturados de e-commerce estão corretamente configurados com a plataforma.

Para conferir isso, você pode usar duas ferramentas padrão:
  1. Teste de pesquisa aprimorada: ferramenta oficial do Google
  2. Schema Markup Validator: ferramenta oficial fundada pelo Google, Microsoft, Yahoo e Yandex.

A Webpan possui parceria com a Tray Commerce para perfeita  integração da sua loja virtual validando todos estes pontos garantindo uma ótima performance para melhores chances de ranqueamentos nas primeiras páginas dos buscadores.

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