A era dos brasileiros conectados!

Se analisarmos bem os produtos e serviços de tecnologia de consumo que estão em alta e são disruptivos todos eles tem algo em comum, machine learning.

O que é machine Learning?

Antes de começarmos esta matéria você precisa entender o que é machine learning.

O aprendizado de máquina (em inglês, machine learning) é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. É um ramo da inteligência artificial baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões sem muita intervenção humana.

Vamos a um exemplo o WAZE, que atualiza a rota sugerida em tempo real baseando-se em dados gerados pelos dispositivos de milhões de usuários. Ele usa o machine learning para gerar as melhores rotas.

É uma forma de assistência e economizar tempo.

O Brasil está cada vez mais digital

Os brasileiros estão se beneficiando dessa ferramenta AI como nunca. O grande motivador são os smartphones que dominaram o mercado em 2014 e 2016. Esses dispositivos foram o meio pelo qual a maioria dos brasileiros se tornou digital.

Também é interessante notar que o Brasil é o terceiro país do mundo em uso do Google Assistente, um assistente pessoal inteligente que combina voz, dados e machine learning para trazer praticidade.

Como o Google Assistente já vem integrado à maioria dos Androids, e funciona em português, o Brasil, já conta com mais de 30 dispositivos de diferentes marcas.

Falando em marcas, elas precisam ser mais funcionais

Os consumidores estão se tornando mais exigentes buscando produtos com respostas precisas e rápidas. Buscam criar identificação com as marcas, sem esforço.

Por exemplo, hoje muitos sites de compras permitem que os clientes tirem fotos dos seus cartões de crédito e, com isso, essa parte do formulário é preenchida de maneira rápida e simples. Então, quando um site que me obriga a preencher manualmente se tem a impressão de que está perdendo tempo ou o site esta dificultando a sua vida.

A verdade é que nós, que estamos conectados nesse mundo digital, valorizamos cada vez mais o tempo, então buscamos cada vez mais sites, aplicativos e gadgets que agilizem e facilitem o nosso dia.

Outro exemplo esta na busca do Google, de cinco anos atrás para agora houve uma evolução. Digamos que hoje eu queira ir para Salvador, na Bahia. Ao fazer a busca, eu recebo mais que uma lista de links sobre a cidade: são apresentados os pontos de interesse, coisas a fazer durante a estadia, hospedagens, preços, passagens,… ela praticamente planeja minha viagem.

Esses avanços, assim como qualquer novidade que venha para melhor algo, eleva a barra. Ou seja as expectativas mudam para todos, e não só para aquelas do mesmo segmento.

Se você gosta do aplicativo, por exemplo, do seu banco, você espera que a experiência do seu app de delivery seja tão boa quanto! Como um app pode ser simples e rápido e o outro não?

MACHINE LEARNING, DENTRO E FORA DA EMPRESA

Vamos entender como o machine learning pode:

1) melhorar seus processos e sua inteligência de negócio;

2) melhorar a vida do seu consumidor.

As empresas, de qualquer tamanho, devem aproveitar o poder do machine learning para melhorar os processos internos e a inteligência empresarial. O que as empresas precisam para crescer e ganhar eficiência: dados, um desafio de negócio claro e um time capacitado para fazer as acontecer.

Veja o Mercado Livre, com 247 milhões de usuários e mais de 150 milhões de ofertas, seria impossível para o Mercado Livre otimizar tudo isso e entregar a oferta mais relevante para cada cliente sem o uso da Inteligência Artificial. Depois de usar a AI, o Mercado Livre teve um aumento de 160% em suas vendas e de 35% no ROI.

Esse e muitos outros exemplos mostram que é possível entender a jornada do cliente, prever resultados de marketing e aperfeiçoar investimentos, trazendo melhores resultados.

Então insira as mídias digitais e inbound marketing, entre em contato conosco em qualquer uma de nossas plataformas digitais: FacebookInstagram e Linkedin! E veja outras matérias que podem ser relevantes para você:

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