Checklist: O que você precisa para iniciar no marketing digital

Somos uma agência de marketing com mais de 25 anos de história, então temos experiência suficiente para dizer que as oportunidades que o Marketing Digital oferece para as empresas B2B são enormes. No entanto, o risco de se perder em meio às inúmeras possibilidades é bem grande. Por isso, é importante entender que ter uma boa estratégia faz a diferença na hora de se comunicar com o público.

Ou seja, se a sua empresa, já tem uma estratégia pronta ou então uma agência digital responsável pela comunicação online, e claro que você pode conferir a eficácia das estratégias que ela está fazendo pra você. Aqui, na Webpan nossas estratégias e ações são baseadas na analise de dados. Fazemos o monitoramento constante, nós conseguimos avaliar o estado atual de determinadas áreas para detectar tendências e identificar setores específicos para possíveis mudanças com novas estratégias digitais para obter os melhores resultados.

Afinal, se questionar sobre o planejamento estratégico é essencial para conseguir ter um controle maior dos resultados. Por isso, para compartilhar um pouco desses 26 anos de experiência, preparamos um pequeno checklist de marketing digital para você compreender se as ações estão de fato sendo realizadas de acordo com as mudanças e demandas do seu segmento de mercado e/ou de público. Confira o artigo até o final!

Checklist de Marketing Digital

1. Site:

O mais importante para ter visibilidade online é a criação de um site. O endereço eletrônico vai direcionar as buscas do seu público-alvo até a sua empresa. Portanto, antes mesmo de idealizar qualquer estratégia, comece planejando a construção do seu site, lembrando que hoje todo o site deve ser acessível para o mobile.

2. Blog

Algo a se pensar para atrair e captar novos clientes pode ser uma página fundamental inserida no site. Esse espaço virtual oferece ferramentas para explorar os diferenciais da sua marca, as necessidades e carências do seu setor de atuação e, também, é uma grande oportunidade para que sua marca mostre que é referência no ramo. Com o SEO correto quanto mais publicações relevantes ao seu público-alvo concentradas no blog, mais chances de pessoas interessadas encontrem o seu negócio. 

3. Redes Sociais

As redes sociais não servem apenas para a socialização das pessoas, mas para a profissionalização de qualquer negócio. Mas, atenção! É preciso fazer um planejamento assertivo e procurar sempre saber onde o seu público-alvo se encontra: é no LinkedIn, no Tik Tok, no Instagram ou Facebook? Você precisa descobrir porque cada rede tem sua própria linguagem.

4. Produção de Conteúdo

Quando falamos sobre produção de conteúdo, é importante ter o mínimo de organização e ter um Calendário de Marketing de Conteúdo garantindo uma periodicidade com a qual sua empresa vai manter as publicações – site, blog e/ou redes sociais – atualizadas com o objetivo de manter sua base de leitores informada e trafegando pelo seu site ou blog. Importante: conteúdo de qualidade, que desperte a atenção do seu público-alvo, precisa ter planejamento estratégico.

5. Landing Pages

As LPs (Landing Pages) são importantes para capturar o seu cliente ideal. Aliás, não é à toa que elas são conhecidas como “páginas de captura”. Elas ajudam a atrair mais pessoas até o seu negócio e, para isso, podem ser oferecidos diversos materiais como: infográficos, e-books, planilhas, entre outros materiais gratuitos. Para criar seu material você precisa analisar as mídias mais consumidas pelo seu target e saber em que momento eles se encontram na jornada do cliente para gerar o conteúdo perfeito.

6. Anúncios

Além das buscas orgânicas, os anúncios pagos do Google podem facilitar o trabalho de atrair clientes até as suas páginas. A vantagem é que os investimentos são, relativamente, baixos se comparados a outras mídias tradicionais.

7. Otimização em SEO

O SEO continua em alta e é uma das principais garantias de que as suas páginas estão alinhadas, de fato, com aquilo que o seu consumidor ideal está à procura. Importante trabalhar profundamente na otimização dos conteúdos do blog e do seu site. Desta forma, há chances ainda maiores de sua empresa ou indústria estar nos primeiros resultados orgânicos dos buscadores.

8. Automação em Marketing

automação em marketing digital é importante porque, ainda que o cliente não esteja no fundo do funil de vendas (pronto para compra), você mantém o interesse dele, para que essa conversão possa acontecer futuramente.

9. Newsletter

A newsletter, além de personalizar ofertas, também pode manter o interesse do cliente nos seus produtos ou serviços, mesmo após ter feito alguma compra na sua empresa há algum tempo.

10. Mensuração de resultados

Acompanhar os dados e resultados das ações é essencial para entender melhor o comportamento do público. Além disso, esse acompanhamento garante a eficácia da sua comunicação.

É aqui onde os erros são analisados e servem para aprender e entender como a comunicação funciona para a sua empresa, tornando ela melhor.

Entenda é comum existirem “falhas” em processos, mas também é essencial entender à hora de arrumá-los. É por isso que as agências de marketing digital, como a Agência Webpan, auxiliam as empresas a entenderem como estruturar todo esse processo.

Entre em contato conosco em qualquer uma de nossas plataformas digitais: FacebookInstagram e Linkedin! Nós podemos te ajudar com uma consultoria, aproveite e veja também nossos trabalhos de desenvolvimento web e e-commerces.

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