E-Commerces se preparem para o NATAL 2019

Em 2018 o e-commerce faturou R$ 9,9 bilhões no período do Natal, que representa um crescimento nominal de 13,5% na comparação com os R$ 8,7 bilhões registrados no ano 2017.

Os números ficaram em linha com a expectativa da Ebit|Nielsen para a data, divulgada em dezembro de 2018.

“O período do Natal foi muito impulsionado pelo crescimento da Black Friday, momento em que os brasileiros já começaram a fazer suas compras de presentes, além de desembolsarem para si mesmos.”

Comenta Ana Szasz, diretora comercial para Ebit|Nielsen.

Então as vendas no Natal deste ano, continuam na linha do fluxo da Black Friday (29 de novembro) e deverão alcançar, em todo o mundo, o equivalente a 768 mil milhões de dólares. Esses números serão 15% maiores que no ano anterior, 2018, segundo um estudo divulgado pela Salesforce (empresa de soluções em marketing, atendimento e outros).

Sobre isso, no Brasil temos uma alta expectativa, isso porque entre janeiro de 2018 e agosto de 2019, os lucros do comércio eletrônico brasileiro cresceram 68,35%, de acordo com o índice MCC-ENET. 

Voltando para os estudos da Salesforce, a pesquisa também mostrou que:
  • Compras via smartphone representarão 70% de todo o tráfego.
  • Os consumidores da Geração Z, aqueles nascidos entre 1994 e 2010, serão 3,5 vezes mais propensos a utilizar as plataformas de vendas digitais emergentes (redes sociais e os dispositivos de voz).

Baseado nestes dados conseguimos perceber que o seu e-commerce precisa estar bem preparado para a data, então vamos te dar 3 dicas praticas:

1. Atualize seu site para as vendas

Natal e ano novo é uma época de comprar roupas novas, presente, viagens. Pensando nisso, o seu site deve estar atualizado visualmente conforme o período festivo, incluindo categorias específicas como “Idéias criativas para presentes” e atualizando o layout das páginas conforme a data. Da mesma forma que nós enfeitamos a casa no período natalino, também é indicado mudar o layout do seu site para torná-lo mais festivo e entrar no clima, inclusive estimulando seus visitantes a fazerem novas compras.

2. Invista em divulgação

Vamos despertar a decisão de compra no usuário de maneira assertiva. Começamos definindo seu público-alvo, então descobrimos quais são os canais em que eles estão.

Por exemplo, pode ser nas mídias sociais, onde os usuários passam boa parte do tempo navegando, mas também pode ser no YouTube com anúncios em vídeos ou reviews de influencers digitais.

Por isso, aproveite os recursos disponibilizados e direcione a clientela para a sua loja virtual, enriquecendo o tráfego e o seu bolso! 

3. Explore o poder das redes sociais

Redes sociais como: Instagram, Facebook, Twitter e até mesmo o LinkedIn, são ótimas para os negócio. As plataformas servem como um canal de divulgação poderoso e uma maneira rápida de se aproximar dos seus clientes e criar laços com eles.

Então mostre seu produto, torne ele desejável. Dessa forma, um bom público pode ser atraído até o site e fechar uma compra. 

Explore todas as funcionalidades, no instagram e no facebook temos os stories, que funciona como uma postagem, mas que só fica visível por 24 horas. O story alcança um bom público porque fica localizado na parte superior do feed e passa automaticamente de um pro outro. No insta temos agora o “serie” você pode fazer uma serie curta mostrando seu produto. No youtube mandar seus produtos para influencers. Seja criativo!

Já que você pode utilizar as redes sociais sem a necessidade de investir financeiramente. Você pode criar uma página ou perfil nas redes que mais interessam ao negócio e criar uma boa presença digital.

No entanto, uma forma de alavancar o envolvimento do público com as postagens é investir em anúncios. As plataformas do Facebook Ads ou Instagram Ads são feitas para esse intuito. Aplicando pequenos valores, é possível alavancar o alcance das publicações.

Pronto agora suas vendas têm muito mais chances de crescerem neste Natal!

Nós demos algumas dicas simples claro que existem muitas outras coisas que você pode fazer para melhorar seu desempenho nesta data sazonal, então se precisar de uma ajudinha para as próximas datas conte com o atendimento especializado da Agência Webpan! Curta nossas redes sociais  e confira mais conteúdos exclusivos! Estamos no Facebook e no Instagram! Confira também os materiais gratuitos, que ajudarão seu negócio a crescer.

Boas vendas!


Baixe o Ebook: 28 tipos de ofertas para geração de Leads

Veja também:

SLA o que é? E como implementar nas áreas de marketing e vendas da sua empresa?

A atualização mais recente do algoritmo do Google

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *