Fazer compras direto no Instagram em apenas alguns cliques sem sair da Interface!

O Instagram CHECK OUT chegou e foi notícia em vários canais. Entenda como funciona e o que isto pode impactar no seu negócio.

O Instagram anunciou, na terça-feira (19/03), o Instagram Checkout, uma nova ferramenta que torna possível realizar compras dentro da plataforma!  Para facilitar ainda mais a vida dos usuários, esse novo recurso armazena as informações de compra para dinamizar todo o processo. A função está em fase de testes nos EUA.

O usuário tem as opções como em um e-commerce, podendo escolher: cor e o tamanho do produto se for o caso.

O impacto que isso pode gerar nos negócios principalmente na área da moda e da beleza é gigantesco. Porque, após registrar seu método de pagamento uma vez, você vai poder comprar via Instagram com apenas dois toques na tela! Então as desistências serão menores.

Só que não vai sair de graça para os varejistas, a rede social vai cobrar das lojas uma porcentagem extra, que não foi revelada. Apenas algumas lojas que participam de um grupo Beta fechado oferecem a novidade por enquanto:

  • Adidas @adidaswomen & @adidasoriginals
  • Dior @dior
  • H&M @hm
  • MAC Cosmetics @maccosmetics
  • Michael Kors @michaelkors
  • Nike @niketraining & @nikewomen
  • Prada @prada
  • Zara @zara

Outro ponto interessante é que os usuários são notificados DENTRO DO INSTAGRAM sobre o status de pagamento, envio e entrega:

E para aqueles preocupados com seus dados sendo armazenados, o Instagram garante que as informações só serão usadas por eles, e não compartilhadas com o Facebook. Então vamos aguardar e ver se esta novidade vai pegar e ser liberada para todo o mundo!

É comum as plataformas liberarem uma versão beta para apenas algumas contas ou grandes players e baseado na experiência destas pode aplicar melhorias antes de liberar para demais usuários.

Além do feedback dos usuários hoje o Facebook e Instagram utiliza o BI ( Inteligência de Máquina) para entender o comportamento e baseado no aprendizado saber se um recurso está sendo bem aceito e faz sentido para quem utiliza.

Para o marketing digital é um recurso  que irá agregar bastante já que agilizar o processo de compra sempre é um assunto recorrente para quem administra um  e-commerce. Nós aqui da Agência Webpan  já estamos animados esta usabilidade e aumento de ROI em campanhas voltadas para conversão que este recurso pode gerar. Tomara que demore para chegar aqui nas terra tupiniquins.


Baixe o Infográfico para te ajudar a bombar no Instagram Shopping

Leia também:

Facebook e Instagram fora do ar! Esta semana deu o que falar no Brasil e no mundo!
Você sabia que os anúncios em vídeo de 15 segundos, estão disponíveis para todos os anunciantes?
 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *