Marketing de Influência: Marcas e influenciadores

O Brasil está em sétimo lugar no mercado do mundo em marketing digital e chegou a movimentar em torno de US$ 18 bilhões no ano de 2021.

E dentro desse setor que não para de crescer o que vem conquistando as marcas de todo o mundo é o marketing de influência.

Os consumidores de hoje são digitalmente confiantes, orientados por propósitos, informados e focados em interagir com marcas que se alinham com seus valores. Eles preferem experiências de compra híbridas, autenticidade, sustentabilidade e apreciam conteúdo de resolução de problemas. De acordo com o instituto de valor de negócios, os consumidores orientados por propósitos, que escolhem produtos e marcas com base em quão bem eles se alinham aos seus valores, agora representam o principal segmento de consumidores. De acordo com seu relatório de pesquisa global, com mais de 19.000 entrevistados em 28 países, eles concluíram que essas mudanças no comportamento, necessidades e opiniões do consumidor trouxe insights de marketing poderosos que impulsionam os negócios. 

De acordo com Shopify, 61% dos consumidores online seguem as recomendações dos influenciadores, enquanto 38% confiam no conteúdo de marca que publicam. E, de acordo com a Forrester, 59% dos compradores preferem fazer pesquisas on-line em vez de interagir com um representante de vendas, pois o representante empurra uma agenda de vendas em vez de ajudar a resolver um problema.

Os consumidores mudaram a forma como compram. Então, como profissional de marketing, é preciso mudar a maneira como eles vendem. Hoje, as pessoas dependem dos principais líderes de opinião para aconselhamento antes de tomar decisões de compra. Portanto, para florescer no mundo acelerado do marketing e preservar um senso de relevância com seu público, é crucial que as marcas compreendam o conceito de marketing de influência.

O que é marketing de influência?

O marketing de influência é um método de propaganda boca a boca, a ferramenta de marketing mais poderosa e eficiente, na qual uma abordagem diversificada é aproveitada pelos profissionais de marketing para integrar indivíduos com uma base de público on-line estabelecida para criar conscientização, ganho de autenticidade e relevância. Conteúdo de resolução de problemas para promoção, endosso e representação da marca por um período longo ou curto. 

Aumenta a credibilidade para as marcas à medida que empregam a estratégia de alavancagem de associação de marca, uma abordagem de marketing que permite que as marcas aproveitem o valor possuído pelos criadores para a narrativa da marca. Durante seu mandato, os papéis dos líderes de opinião podem variar dependendo do objetivo da marca. Uma marca pode definir quantos objetivos quiser.  Ou seja, influenciadores podem ser mais confiantes que marcas, então seja uma marca humana.

 “A humanização das marcas é importante, porque é mais fácil pessoas confiarem em pessoas do que em empresas”, afirma Fernanda Grams, diretora de estratégia de conteúdo e comunicação da Africa.

Como o marketing de influência oferece vários benefícios, como:

• Ajuda a construir capital social, confiança e autenticidade,
• Ajuda a encontrar os clientes onde eles estão, 
• Ajuda a se conectar com o público mais jovem,
• Ajuda a alcançar bloqueadores de anúncios,
• Elogia a estratégia de conteúdo,
• Ajuda a aumentar o público engajamento, 
• Ajuda a aumentar o ROI de vendas, conversões e leads
• Aumente o SEO e
• Impulsione o comércio social. 

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Escolha seus parceiros com estratégia

Muita gente liga a palavra influencer, somente, a pessoas famosas e celebridades da internet. No entanto, a verdade é que as empresas têm muitos tipos de parcerias que podem ser feitas:

  1. Mega-influenciador ou Web Celebridade

São os perfis que tem mais de um milhão de seguidores. São celebridades como, por exemplo, a cantores Beyonce ou influenciadores que surgiram na internet e ficaram famosos além dela, como a Bianca Andrade, Boca Rosa. Esse número de seguidores faz com que tenham um alcance muito alto, porém a relação com cada seguidor é distante.

  1. Macro-influenciador

São os perfis que tem entre 500 mil e um milhão de seguidores. Eles conquistaram seu espaço pela própria internet, por meio de blogs, vlogs e etc, como a Dani Nocce. Eles podem falar de tudo em seu perfil, não tratam de temas específicos, e mesmo assim possuem um grande alcance e ainda uma interação boa com seus seguidores.

  1. Influenciadores médios

Os influenciadores médios possuem entre 100 mil e 500 mil e são grandes referências em seu nicho, como por exemplo, a Marina Viabone.

Eles também têm grande relevância, um alcance médio e uma interação alta com os seus seguidores.

  1. Micro-influenciador

Os micro-influenciadores têm entre 10 mil e 100 mil seguidores, eles são de um segmento especifico e tem uma taxa de engajamento mais eficaz.

Mesmo não possuindo um grande alcance, eles podem ter grande influência por conta de seus conteúdos relevantes.

  1. Nano-influenciador

Eles têm até 10 mil seguidores. Geralmente são mais iniciantes, e são super nichados. Possuem um baixo alcance, mas uma relação muito próxima com o seguidor.E aqui vai mais uma dica, como você viu precisa encontrar alguém que faça sentido para a sua marca e isso pode ser feito por meio de um mapeamento dos influenciadores do seu segmento, se pergunte:

  1. Quem são as pessoas que fazem a cabeça dos meus consumidores?
  2. Quais os tipos de conteúdos que meus potenciais consumidores seguem?
  3. Qual é o objetivo da minha campanha de Marketing de Influência?
  4. Qual o tamanho da minha empresa?
  5. Qual minha verba?

É importante lembrar que os micro influenciadores podem ser mais úteis em uma campanha de marketing de influência B2B. Mas, no caso de uma venda mais complexa e com um ticket maior, um vídeo de um especialista testando seu produto ou uma celebridade indicando os diferenciais pode fazer mais sentido.

Porém o responsável por preencher a lacuna entre as duas partes interessadas (marcas e influenciadores) no cenário econômico e supervisionar as atividades que levam ao objetivo final das marcas geralmente é uma agência.

Mas por que uma agência?

Em primeiro lugar você precisa ter uma estratégia, entender sua empresa e seu público, então vai ficar mais claro que tipo de influencer será relevante para sua marca e onde deve pulverizar seu conteúdo, como:

A mais eficaz entre elas varia muito dependendo do influenciador e de seu público. E nós da Agência Webpan temos buscado ajudar marcas, empresas e profissionais do mercado disponibilizando gratuitamente diversos materiais e também fazemos consultorias então entre em contato conosco em qualquer uma de nossas plataformas digitais: FacebookInstagram e Linkedin! Fale com agente!

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