Prepare-se! Porque a Black Friday 2021 vem aí!

Nós sabemos que muitos lojistas estão aguardando ansiosamente pela Black Friday 2021, que pode ser um reforço nas vendas deste ano.

Tudo bem que ainda falta pouco mais de um mês para a Black Friday 2021, mas nunca é cedo demais para começar a se preparar para evitar problemas e dores de cabeça. Apesar de ser a esperança de muitos lojistas, é preciso superar a desconfiança dos clientes, e não ser lembrado pelo: “tudo pela metade do dobro”, como apelidaram os consumidores.

Na metade do mês de agosto, o Instituto Reclame Aqui realizou uma pesquisa com quase 24 mil pessoas que acessaram o site para averiguar a intenção de compra dos consumidores na Black Friday deste ano. E apenas 20,5% do total admitiu que vai realizar alguma aquisição na Black Friday, os outros 79,5% disseram que NÃO.

E entre os que vão gastar durante a Black Friday, o preço é o maior atrativo para 72%. As lojas online devem receber 65,3% dos consumidores, enquanto 28,7% vão adquirir produtos em lojas físicas. Há ainda aqueles que vão usar as redes sociais para realizar as compras, com 6,8% direcionados ao Facebook e Instagram e 5,2% ao WhatsApp.

Dois terços destes consumidores já monitoram os preços e, desses, 38,1% faz isso há mais de 6 meses. Os produtos mais desejados são:

  • TV 7,4%
  • Smartphone 8%
  • Tênis 4,3%
  • Videogame 4,6%
  • Roupas e calçados 6,6%
  • Alimentos e bebidas 2,5%
  • Notebook/tablets 6,6%
  • Linha branca de eletrodomésticos (geladeira, microondas, etc) 5,8%
  • Eletrônicos (sound bar, caixas de som, fones, etc) 10,5%
  • Produtos de beleza 3,4%
  • Móveis 4,4%
  • Brinquedos 2%
  • Livros 3,6%
  • Tratamentos estéticos 1,3%
  • Viagem 3,9%
  • Carros 1,3%
  • Imóveis 1,2%
  • Acessórios para carros 1,3%
  • Artigos esportivos/ginástica 2,4%
  • Decoração/acessórios para casa 4,2%
  • Outros 14,7%

Tá mas e o que você pode fazer para surpreender o seu cliente?

Confira o check list com 4 pontos importantes:

1. Planejamento faz a diferença

A Black Friday é no final de novembro, mas muitas lojas optam por fazer:

  • “Black Week”: Promoções que duram uma semana.
  • “Black Month”: Promoção que duram o mês.
  • “Black adiantada”: Promoção feita antes de novembro.

Independente de quando ou como vai fazer, o planejamento precisa começar bem antes. O ideal é se organizar com algumas semanas ou até meses de antecedência. Então assim que terminar esse artigo está na hora de começar!

2. Não adianta anunciar se você não consegue atender

Verifique se seu e-commerce precisa de melhorias na infraestrutura, não adianta ter um site lento ou de difícil navegabilidade, e dependendo das demandas da sua loja pense em aumentar a equipe de atendimento. Em média, se você tem uma equipe contratada, vale esperar um aumento total de 20 a 30% nas despesas fixas do negócio para a temporada.

3. Invista nas estrelas da sua loja

É uma boa ideia aumentar o estoque dos seus produtos mais vendidos, a procura por eles na Black Friday certamente ira aumentar. Claro, pense em aumentar o estoque se você for dar bons descontos nesses produtos.

Neste momento, você pode estar se perguntando (e com toda a razão): Por que daria descontos nos produtos que já vendem bem?

Eu te dou 3 bons motivos:

  • Poder negociar preços melhores com o fornecedor, já que vai comprar em maior quantidade;
  • Custos fixos proporcionalmente menores com o aumento na projeção de vendas;
  • E dar descontos nos chamados “produtos estrela” ajuda a fidelizar o seu cliente atual e atrair novos clientes.

Dica extra: Outra ideia é fazer uma pesquisa nos seus canais digitais para saber os produtos que os clientes mais desejam comprar. Se necessário, pergunte a eles, usando enquetes no Facebook/Instagram, por exemplo.

4. Limpe seu estoque

A Black Friday surgiu nos EUA como uma forma de limpar o estoque depois do Dia de Ação de Graças. O produto não está vendendo tanto quanto você gostaria? Então, recorra a descontos mais agressivos para tentar acabar com as unidades no estoque, mesmo que seja apenas para criar capital de giro ou reinvestir.

Dica 1: Se um produto não estiver vendendo bem, tente associá-lo à compra de um item que está/fazer kits.

Dica 2: Não vendeu tudo o que esperava? Calma! Dá para estender as promoções mais uma pouco na Cyber Monday, segunda-feira seguinte à Black Friday.

5. O cliente

Escolha bem as mídias em que você vai anunciar suas promoções. Nesse período o comercio eletrônico bomba, então o ideal é focar em redes sociais: Facebook e Instagram. E pra não desperdiçar recursos segmente seus anúncios para atingir em cheio seu público-alvo. Faça testes com um “esquenta” para a Black Friday, ajuste suas campanhas antes da data. Assim, você estará afiado quando o pico de demandas chegar.

E depois de vender não se esqueça de fazer um bom pós-venda. Cuide bem da sua logística e melhor ainda da comunicação. Aqui, o mais importante é ser transparente e informar ao cliente de qualquer problema. Imprevistos acontecem! E certamente o cliente vai preferir saber o que aconteceu, não o deixe no escuro! Surgiu um problema na entrega informe seu cliente e já mostre as providencias que você esta tomando para resolver o problema dele.

Dica: A maneira de comunicar com o cliente conta muito, claro. Ele precisa sentir que a opinião dele importa.

Gostou das dicas? Comente aqui pra gente saber!

E se precisar de uma mãozinha nas suas campanhas e estratégias de marketing na Black Friday, entre em contato conosco em qualquer uma de nossas plataformas digitais: FacebookInstagram e Linkedin!

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