Selo de verificação do Instagram passa a ser alvo de golpistas. Empreendedores são alertados para não sofrer extorsão

O famoso selo de verificação do Instagram (aquele azul ao lado do nome do perfil) é muito almejado por empresas ou pessoas que desejam que suas marcas pessoais ou empresariais recebam notoriedade.  E para isso o time de suporte que faz análise, verifica a conta uma série de fatores e não é tão fácil conquistar esse destaque. É exatamente por isso que golpistas estão usando dessa tão sonhada conquista para tirar proveito das empresas.

Tenho recebido vários contatos de empreendedores me perguntando se é uma mensagem oficial e em outros casos alguns já chegam até a mim implorando ajuda para recuperar a conta.  Algumas empresas estão sendo processadas pelos seus clientes porque efetuaram compras depositando valores em contas de golpistas que é claro depois de não receber o produto foram reclamar no atendimento e inconformados mesmo com a explicação de que se tratava estão pedindo o ressarcimento.

Eles abordam por mensagem inbox contas principalmente comerciais se passando pela plataforma usando o logo e um texto muito bem escrito que pode enganar até mesmo pessoas experientes em social mídia.

Para maior convencimento a notificação é enviada em inglês conforme a imagem abaixo:

Traduzindo:

Olá usuário do lnstagram

Sua conta do Instagram foi completamente revisada por nossa equipe de suporte e foi considerada elegível para receber uma marca de seleção azul em sua conta verificada do Instagram.

Para receber uma marca de seleção azul em sua conta, preencha o selo azul personalizado

Formulário abaixo.

Responda à mensagem para ver o formulário.

(Depois de responder à mensagem, nossa equipe do Instagram entrará em contato com você.)

O selo azul é um controle que aparece ao lado do nome da conta do Instagram na pesquisa e no perfil. Isso significa que o Instagram verificou que é uma conta real para a celebridade ou marca global que representa.

Instagram Do Facebook © Instagram. Facebook Inc., Menlo Park, CA 94026

Obrigado por usar o Instagram

Após aceitar e responder à mensagem a conta já passa a ter a primeira abertura para saber do seu interesse e o “tal do formulário” e este se preenchido irá capturar dados suficientes para ter acesso a administração do perfil e alterar as informações de contato, passando golpes nos seguidores ou até mesmo efetuar uma extorsão pedindo valores altíssimos para devolver a conta.

A primeira coisa que você precisa saber é que o time de suporte “Meta” ( novo nome da plataforma) não entra em contato por inbox. Na própria página onde se encontra os termos de adesão e política de privacidade eles informam isso.  As mensagens do Instagram só chegam por e-mail.


Qualquer coisa por inbox é fake!

Outra coisa é que para solicitar a verificação o único caminho recomendado pela plataforma é entrando no perfil, depois em  configurações > conta > solicitar verificação e preencher o formulário dentro do ambiente da plataforma. Lembrando que isto deve ser feito pelo celular.

Sabe aquele “feeling”: Isto é muito bom para ser verdade? Então, fique com ele ligado e na dúvida consulte um especialista antes de sair clicando Ok?

Caso tenha acontecido o fato com você minha recomendação é que faça primeiro um boletim de ocorrência, notifique seus clientes em outros canais de atendimento como site, WhatsApp e e-mail. E entre imediatamente na Central de Ajuda do Instagram e clicar no link “Como denunciar algo”.

Escrito por Norma David

Estrategista pós-graduada em Análise de Marketing Digital no IGTI, Partner Especialist Google, CEO na Webpan além de palestrante e colunista de diversos jornais e revistas. Com mais de 25 anos em grandes empresas privadas e órgãos públicos atuando no ambiente web. Atualmente, empreende em consultorias e esta á frente do planejamento de mídia na Webpan. No Blog vem compartilhar conhecimento sobre temas relacionados à marketing digital e estratégias de negócio.

Veja também:

Transforme visitantes do seu site em clientes

Sucesso no YouTube: Podcasts, entrevistas e transmissões esportivas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *