Sucesso no YouTube: Podcasts, entrevistas e transmissões esportivas

Neste artigo, vamos entender melhor por que podcasts, entrevistas e transmissões esportivas tem atraído tanto público no YouTube. E como você precisa pensar nessas tendências ao criar seus conteúdos ou traçar sua próxima estratégia de marketing.

Graças à popularização das Smarts TVs, mais e mais pessoas têm usado a tela grande como principal dispositivo para assistir a vídeos. Na verdade, essa prática foi a que mais cresceu ao longo de 2020. E isso coincide com o fato de que, no primeiro trimestre do ano passado, o tempo de visualização de vídeos aumentou 25% em todo o mundo. 

Baseado nestes dados, quais são os gêneros que atraem maior audiência?

Há anos os criadores de conteúdo vêem no YouTube um espaço para quebrar os limites do vídeo. Eles vêm redefinindo os formatos com os quais crescemos e que marcaram a evolução da mídia, pensando sempre em oferecer novos tipos de entretenimento e alcançar as diferentes gerações. De podcasts a programas de variedades, passando por cobertura esportiva: muito foi reinventado por (e para) um público que se estende dos Millennials à Geração Z.

Novas características para formatos já conhecidos

1. Podcast também é pra ver

No YouTube, os podcasts não são apenas algo que se escuta. A plataforma de vídeos hoje é um espaço que agrega ao som o aspecto visual da interação entre os participantes desses bate-papos. Assim, a experiência é transformada e o público pode se sentir parte daquele momento, como se estivesse sentado ao lado dos criadores de conteúdo — muito mais próximos da conversa.

A pandemia também teve impacto no tipo de conteúdo dos podcasts. A comédia é um bom exemplo. Como era inviável realizar eventos presenciais durante a fase de confinamento, o podcast se tornou o gênero preferido de comediantes, que conseguiram arrancar sorrisos do público em momentos difíceis.

E outra grande tendência foi registrada nos conteúdos sobre cuidados pessoais e saúde mental, criados para ajudar o público a superar as dificuldades, como é o caso do humorista e dono de um dos maiores canais no Brasil, Whindersson Nunes. O criador entrou no Top Tendências do país com seu vídeo “PSIQUIATRA”, uma espécie de “monólogo a dois”, que consegue trazer riso e reflexão ao abordar o tema do luto e da saúde mental — e chegou a quase 11 milhões de visualizações no YouTube.

2. Efeito programa de TV

Programas de variedades e de entrevistas não poderiam ficar de fora da migração da mídia tradicional para a digital. E isso ocorreu principalmente por dois motivos: não apenas as celebridades da TV chegaram ao YouTube, mas alguns criadores que tiveram sucesso na web se tornaram estrelas nacionais, como é o caso do Felipe Neto.

Graças à resposta do público e aos bilhões de visualizações que esse tipo de conteúdo tem recebido, cada vez mais criadores estão assumindo os formatos de antes — sempre com uma visão repaginada, que deixa o público mais próximo.

3. Esporte com mais profundidade

Assim como acontece com as celebridades, as vozes de especialistas do esporte também conquistaram espaço no YouTube. Nesse caso, eles trouxeram consigo análises aprofundadas de cada partida. E junto a essas vozes já conhecidas vieram também as dos torcedores, que, graças ao YouTube, podem se comunicar, se conectar e compartilhar seus vídeos de reações em uma grande experiência coletiva. A popularidade desses torcedores, em especial, é tanta que a média diária de visualizações de vídeos de futebol do tipo “react” aumentou mais de 50% no ano passado — somente na América Latina de língua espanhola. Até os próprios atletas inauguraram seus canais para permitir que o público saiba mais sobre suas vidas.

A forma como vivenciamos o esporte foi definitivamente modificada pelo YouTube.

A forma como vivenciamos o esporte foi definitivamente modificada pelo YouTube. Depois da tendência das reprises na plataforma, as transmissões ao vivo de partidas de futebol viraram uma febre. Não à toa, em 2020, um dos vídeos mais assistidos no YouTube no Brasil foi o clássico FLA x FLU, com mais de 16 milhões de views na final da taça Rio. E, agora, torcedores de todo o país se preparam para acompanhar o Paulistão 2022 também na tela do YouTube.

Vale destacar que a criatividade dos criadores tem sido o motor dessa revolução, que transformou a maneira como esses conteúdos são produzidos e consumidos. Além disso, foi no YouTube que esses criadores encontraram o aliado perfeito. A plataforma é a interface perfeita para se conectar sem intermediários com uma comunidade participativa, sempre em busca de mais voz e, claro, de suas transmissões favoritas.


Então…

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Veja também:

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Fontes:

  • Dados internos do Google, dezembro 2020.
  • Think with Google

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