Marketing digital: salvando negócios no pós-pandemia

Continuar ativo com conteúdo relevante, manter engajados os clientes que formam a sua comunidade e monitorar suas redes sociais são as melhores dicas que qualquer especialista de comunicação digital pode dar.

À volta ao estilo de vida que tínhamos no pré-pandemia COVID-19 está descartada por diversos especialistas, que ainda estão analisando como o mercado de produção e de consumo está sendo impactados e se as mudanças serão permanentes. O “Novo Normal” fez com que transformações previstas para um futuro próximo chegassem mais rápido do que imaginávamos e impôs para diversos empresários pelo mundo o desafio de adaptar seus negócios ou fechar as portas. Mas muitas empresas encontraram nas boas estratégias de marketing digital uma tábua de salvação em meio a este mar de incertezas. No marketing sempre é possível traçar um planejamento e encontrar uma saída.

Bom, devido as mudanças que aderimos de maneira impositiva pela crise, só podemos aceitar que agora é a hora de olhar com atenção para o mercado digital e entender os passos que sua empresa pode dar neste território. Veja aqui algumas dicas que podem te ajudar.

O novo consumidor: O marketing digital realmente é o elemento mais importante de sobrevivência para as empresas agora?

A pandemia e seu principal efeito, o isolamento social (quarentena), evidenciou o que alguns profissionais de marketing têm apontado há muito tempo no Brasil: ser digital não é mais uma opção, você tem que aderir!

Como pudemos acompanhar, o que levaria anos para ser implementado e consolidado teve que acontecer de maneira quase que expressa.  Em análise do modo de vida do consumidor vimos que 60% da população brasileira têm acesso à internet e a maior parte esteve ou está em casa, e a rotina de consumo com certeza mudou.  Então como já sabemos, a maioria está buscando evitar aglomerações, então a busca por entregas aumentou, dados de uma pesquisa do Kantar apontam que houve um aumento de 39% do delivery, o que é muito bom, mostra que as pessoas continuam consumindo mesmo que de uma maneira diferente.

O lado ruim que a crise evidenciou, que foi a necessidade de transformação digital das marcas, também acabou fazendo com que aquelas empresas que ainda não estavam inseridas nesse meio tivessem que acordar, e se adaptar do dia para a noite por uma questão de sobrevivência. Algumas empresas não tiveram como fazer um planejamento do melhor lugar para começar (site, redes sociais, loja online, marketplace) e acabaram usando as ferramentas que tinham a mão para se adaptar à nova realidade. E é aí que temos visto muitos erros, já que cada tipo de negócio tem uma demanda digital específica não existe uma fórmula que dá certo pra todo mundo.

Então sim, o marketing digital é vital para que empresas descubram onde ficará o melhor investimento para encontrar o público que está buscando por seus serviços e produtos. E pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de um negócio.

Minha empresa não tem um e-commerce ou venda direta, o marketing digital pode me ajudar mesmo assim?

Ter um e-commerce ou até um marketplace, bem como ferramentas de venda direta ou por redes sociais, são as ideais mais procuradas para manter os negócios funcionando neste momento. No entanto, esses não são os únicos formatos que funcionam. Se você tiver uma boa estratégia de conteúdo, que seja relevante para seus consumidores, ou seja, que não fale só dos seus produtos e serviços, mas também sobre questões sobre a sociedade, ações que a empresa participa são estratégias que mantêm o awareness e são eficientes.

Por exemplo:

-A marca alimentícia Chipotle: Distribuíram alimentos gratuitamente e tiveram o apoio de celebridades nos Estados Unidos

– O Burger King: Na Itália, a marca fechou suas lojas e distribuiu seus hambúrgueres para ONGs.

– Ações como as lives: Principal ferramenta de conteúdo de diferentes marcas.

– A Dengo marca de chocolates: Fechou todas as suas lojas e elaborou um formato no qual os consumidores podem interagir com os vendedores ao vivo durante a sua compra online.

As marcas devem lembrar que este é o momento de se adaptar ao “Novo normal” e claro lembrar que deve humanizar a marca, fazer ações solidárias, afinal o momento é de união para superarmos isso. E claro, os consumidores se lembrarão das marcas que fizeram algum tipo de ação. Então, o importante é criar uma presença digital.

Podemos dizer que quem investiu no digital saiu na frente da concorrência?

Não temos dados para mensurar esse investimento no marketing digital, então não podemos afirmar isso. A percepção é que que empresas passaram a investir mais em estratégias digitais e em consolidar a presença digital, estabelecendo novos canais para a marca ou repensado no conteúdo que tem usado. De um modo geral, o mercado percebeu que uma abordagem exclusiva de marketing digital apoiada em vendas pode sim dar muito certo.

Mas, o equilíbrio das ações é essencial, como investir em pontos que poderiam ajudar a passar por esse momento de crise da melhor maneira e aumentar o monitoramento das redes sociais para ouvir seu público.

Durante uma crise, saber o que os usuários estão falando é muito importante. Saber se estão falando da sua marca, o que estão comentando dos concorrentes, esses dados são muito relevantes para melhorar e auxiliar na escolha de uma estratégia. E não esqueça de apostar em propostas e campanhas mais humanas, neste momento.

Segue aqui dicas para dar um boost neste momento de reaberturas:

1- Ouça o seu público.

Reforçando o que já falamos, é muito importante criar laços e se conectar com os usuários. Isso diminui bastante as chances de cometer uma gafe ou perder o timing de uma ação interessante.

2- Chegou a hora de agir.

As ações de marketing digital neste período devem dar suporte para os consumidores e melhorar as experiências nesse período; produza conteúdo relevante, para se manter na memória dos usuários, invista em influenciadores, busque soluções para alcançar seu cliente.

3- Faça o monitoramento das suas redes

Ficar atento aos comentários, e-mails, pode ajudar você a ter insights relevantes e acompanhar as conversas dos usuários sobre assuntos relacionados a produtos, serviços e tendências. Te mostrando caminhos que talvez você ainda não tenha explorado.

Quero criar minha identidade nas redes sociais, qual rede devo escolher?

Primeira coisa, você não precisa estar em todas as redes. O importante é entender quais são as mais relevantes para a sua empresa, ou seja onde está seu público. Por exemplo, se você é da área de roupas e alimentos, duas mídias interessantes são o Instagram e o Pinterest. Embora a primeira seja mais popular no Brasil, a segunda é uma valiosa fonte de tráfego orgânico, o que pode lhe ajudar a impulsionar seus negócios em um e-commerce ou site. Neste exemplo quisemos mostrar que nem sempre as redes mais populares são a melhor escolha, redes como Pinterest, Linkedin, TikTok, tem seu valor. E o mais importante é conversar com seu marketing e encontrar as melhores redes para seu negócio.
Outra coisa importante é limite, entenda que ao aderir a uma mídia (ou mais) você vai ter que gerar conteúdo (regularmente) e ter uma equipe dependendo da quantidade de perfis. Então entenda o seu limite e tenha o número de perfis que você vai conseguir cuidar, vale mais a pena ter só um com conteúdo relevante, com constância e frequência, do que ter vários perfis e deixá-los abandonados.

Então ter presença digital não é estar em todas as mídias. É entender quais são as mais relevantes para encontrar seu público.

Mais ideias para se inspirar:

Nessa matéria queríamos tirar as maiores dúvidas de que está começando ou ampliando a sua presença no marketing digital. Claro que existem infinitas possibilidades para explorar (inbound marketing, e-mail marketing, landing pages, etc), então se precisar de ajuda nós da Agência Webpan somos uma empresa de resultado e estamos preparados para te ajudar, entre em contato conosco em qualquer uma de nossas plataformas digitais: Facebook, Instagram e Linkedin e vamos conversar sobre como andam as estratégias de marketing do seu negócio.


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