8 estratégias para vender nos marketplaces

Vender mais é a busca de qualquer empresa que resolveu apostar nos meios digitais e o marketplace é uma estratégia que pode ser muito lucrativa, principalmente se você é um microempreendedor que não pode investir em lojas físicas ou em um e-commerce próprio, então nos marketplaces você encontra uma maneira fácil e eficaz de comercializar seus produtos online.

Bons exemplos de marketplaces são: a Amazon, Mercado Livre, Americanas, Magalu, e muitos outros! Segundo dados da Neotrust, no ano de 2020, os marketplaces representaram 78% do faturamento total do segmento de vendas online no Brasil.

Porém, para vender mais nos marketplaces não basta apenas cadastrar seus produtos nas plataformas. É necessário aplicar algumas estratégias para se destacar perante a grande concorrência nas vendas online. 

Por isso, temos algumas dicas para compartilhar com você!

1. Utilize fotos e vídeos, mostre o produto como ele é

Um dos grandes desafios da venda online é o fato do cliente não conseguir ver, pegar e testar o produto. Por isso, fotos de qualidade e vídeos são uma boa alternativa para mostrar como o produto é e ajudar a acelerar a finalização de uma compra.

O tradicional é optar por fotos em fundo infinito, que são imagens do produto, na maioria das vezes com fundo branco, sem sombras ou muitos elementos. É o tipo de foto recomendada para usar como destaque na página do item.

2. Faça descrições originais e persuasivas

A página do produto para venda deve transmitir: Credibilidade, então ter uma descrição original, organizada e persuasiva é essencial para convencer e encantar o usuário.

Mesmo que o fornecedor do seu produto disponibilize uma descrição pronta do produto, é importante adaptar o texto para que seu anúncio seja diferenciado e se destaque nos buscadores.

Como fazer a descrição do produto?

O texto descritivo do produto deve em primeiro lugar ser fácil de entender e comunicar todas as informações necessárias do produto como:

  • O que é;
  • Benefícios;
  • Quais os diferenciais;
  • Modo de uso;
  • Recomendações de segurança;
  • Ingredientes ou materiais de composição.

3. Monte kits de produtos

Criar kits de produtos, também chamados de “produtos compostos”, é uma ótima maneira de vender mais nos marketplaces.

Um kit de produtos pode ser formado por itens diferentes, mas é importante que sejam complementares no uso, como um kit de cosméticos da mesma linha ou um kit de eletrodomésticos; ou um kit formado por itens do mesmo tipo que normalmente são comprados em maior quantidade, como um kit de meias ou capinhas de celular, por exemplo. 

O kit deve sempre ter desconto para que a compra de mais unidades seja vantajosa para os consumidores. Além de ser uma ótima oportunidade para você vender algum produto que esteja parado, inserindo ele em um kit com outros produtos de boa saída.

4. Cuide da sua reputação nos marketplaces

Nos marketplaces, a reputação é uma avaliação que conta muito no ranqueamento do vendedor e na hora do consumidor prosseguir com a compra. É uma métrica que considera principalmente a nota e os depoimentos dos clientes – que aproveitam o espaço para falar sobre:

  • O atendimento,
  • Tempo de envio,
  • Estado da embalagem,
  • Se o produto corresponde ao que foi prometido na divulgação,
  • Entre outros fatores.

Portanto, se atente aos prazos para postar pedidos de cada marketplace, embale bem o pedido, responda os consumidores sempre cordialmente, e forneça um bom atendimento em todos os pontos de contato com os clientes. Dessa maneira, sua avaliação será positiva e isso te ajudará a vender mais.

5. Atente-se as condições de frete

É importante buscar preços e prazos que sejam vantajosos para os clientes. Muitos marketplaces, como o Magalu tem um programa de entrega, “Magalu Entregas”, que oferecem boas condições de frete para os lojistas aderirem e disponibilizarem prazos e valores atrativos aos clientes. Amazon, Americanas e Mercado Livre também são exemplos de marketplaces que possuem programas de entregas para auxiliar seus vendedores a deixarem os anúncios mais atrativos e consequentemente venderem mais. 

6. Participe das campanhas sazonais

Os grandes marketplaces, como Shopee, Via Marketplace e Amazon, costumam investir muito em campanhas e permitem que seus vendedores participem dessas promoções.

Por exemplo, na Black Friday os sellers podem cadastrar seus produtos para participar das promoções de cada marketplace e aproveitar toda publicidade gerada pelas grandes plataformas.

Além das grandes datas do varejo, cada marketplace costuma fazer suas próprias campanhas, como a Amazon que realiza o Prime Day – espécie de “Black Friday fora de época” exclusiva da Amazon. Portanto, fique de olho nos marketplaces que você vende para não perder a oportunidade de cadastrar seus itens nas promoções que surgirem.

7. Diversifique os canais de venda

Como os marketplaces representam uma boa parcela do faturamento das vendas online no Brasil, estar em vários deles é imprescindível para vender muito mais! Por isso, escolha os marketplaces com mais acessos e credibilidade, e que façam sentido para o seu negócio.

8. Integre suas vendas no marketplaces

Para vender mais nos marketplaces, integrar os canais de venda para unificar estoque, importar e replicar cadastro de produtos, organizar a operação multicanal em uma só tela e muito mais, é necessário contar com um Integrador de Marketplace, ferramenta que une toda a operação de vendas online e ajuda milhares de lojistas a ganharem mais produtividade e melhorarem suas estratégias nos marketplaces para vender mais.

Pronto! Agora você já sabe o que precisa para vender mais!

Ainda não se sente pronto para prosseguir e impactar seus clientes? Se ainda não se sente pronto para começar suas estratégias sozinho, entre em contato conosco em qualquer uma de nossas plataformas digitais: FacebookInstagram e Linkedin! Nós podemos te ajudar com uma consultoria, aproveite e veja também nossos trabalhos de desenvolvimento web e e-commerces.

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