Como anda o crescimento das vendas online em marketplace?

Em cenários econômicos adversos, como os momentos de crise, o brasileiro tem se mostrado muito empreendedor e vem abrindo novos negócios. Em 2019, por exemplo, o país alcançou uma taxa de 23,3% de empreendimentos iniciais. Isso significa que, dentre todas as empresas nacionais, aproximadamente um quarto delas possui menos de 3 anos.
No entanto, no ano passado (2020), esse número veio atingir um recorde histórico, potencializado pelo contexto pandêmico e seus impactos sociais. Em consonância com esses valores, o Brasil está também entre os líderes quando falamos em quantidade de empreendedores. Quase 40% da população adulta faz parte dessa fatia de atuação profissional, representando 53,4 milhões de cidadãos (dados do e-commercebrasil).
Com a mudança de comportamento e perfil de compra dos consumidores, que agora estão muito mais habituados as compras online. Mesmo os mais velhos, que aqui no Brasil estão com esse processo ainda mais acelerado.  Daqui a 11 anos, a nossa população terá mais pessoas com 60+ anos do que crianças de 1 a 10 anos. Mas, como sua marca pode se posicionar a todas essas novas realidades? E como aproveitar esse crescimento na compra online?
Essas mudanças fizeram com que muitas dessas empresas migrassem a sua operação para o digital ou adicionassem o canal de venda online à sua estratégia de negócio. Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), 150 mil novas lojas virtuais foram abertas entre os meses de março e julho de 2020.
Dentre esses novos empreendimentos, 80% deles optaram por vender em grandes plataformas de Marketplace, como:

  • Amazon;
  • Magazine Luiza;
  • Via de varejo;
  • B2W;
  • Global Fashion Group (GFG);
  • Centauro;
  • Olx;
  • Mercado Livre.

Os resultados desses gigantes da internet são tão notáveis que somente esse último player ultrapassou o valor de mercado do maior banco privado brasileiro.
Os dados não deixam nenhuma margem para dúvida: as plataformas de marketplace são uma peça-chave para os lojistas que vendem online. Elas podem maximizar o faturamento do seu negócio, visto que, somente no ano passado, este mercado movimentou mais de R$200 bilhões, com perspectiva de 20% de crescimento para 2021. Dessa forma, para os empreendedores que desejam começar a ofertar seus produtos online ou desejam criar sua loja virtual, vender através dos marketplaces costuma ser uma boa opção, afinal, eles são uma vitrine do seu produto para milhares de pessoas.
Contudo, para obter também resultados tão expressivos, é preciso se atentar aos detalhes e funcionamento de cada canal de venda digital, uma vez que cada um possui suas particularidades e se comportam de formas diferentes.
Por isso, para ter sucesso no online, o lojista deve saber dominar a estratégia de venda em qualquer plataforma, seja ela sua loja virtual própria ou de terceiros. Essa multiplicidade de canais, no entanto, aumenta consideravelmente a complexidade da operação, principalmente em questões como logística e finanças.
Dessa forma, para ter assertividade nas vendas na internet, é preciso contar com bases sólidas que sejam capazes de dar o suporte necessário ao crescimento e ganho de escala comercial do seu negócio.

Mas e se eu quiser um e-commerce?

Para um e-commerce próprio, é imprescindível buscar uma plataforma que entregue soluções personalizadas para o seu nicho de mercado e estruture a sua loja virtual de forma a melhorar a experiência do cliente e aumentar a sua Taxa de Conversão, a mesma coisa que se deve buscar em um marketplace.

Para começar seu empreendimento você vai precisar:

  • Conhecer o passo a passo para abrir uma loja virtual (você pode contar com a ajuda de uma agencia como a Webpan);
  • Entender que apesar das inúmeras vantagens uma loja virtual precisa de tanto cuidado quanto uma loja física;
  • Planejar um layout adequado e intuitivo para seu site;
  • Escolher e comprar um domínio (esse passo é muito importante);
  • Planejar uma boa estratégia de divulgação(anúncios certeiros para o seu publico e na quantidade
    adequada que você pode atender);
  • Entender seu estoque (o quanto você pode receber de demanda e disponibilizar em vedas);
  • Planejar a logística (ninguém gosta de receber produtos avariados ou com atraso).

Saiba que um negócio virtual pode ser bem econômico

Investir em tecnologia hoje pode significar economia no futuro e mais uma maneira de continuar trabalhando mesmo com as restrições devido à pandemia.
A integração de sistemas no e-commerce depende da escolha da plataforma. Pesquise os tipos de integração (loja virtual, e-commerce, marketplace) e saiba como selecionar a que mais se adequado aos seus propósitos.

Seu planejamento

Conheça as previsões de crescimento para o segmento de vendas online. Também é recomendável saber que requisitos são considerados o ponto de partida para a elaboração de um plano estratégico. Além de conhecer os elementos básicos de um plano de negócios virtual.

Rumo o sucesso

Nunca é demais conferir dicas e conhecer elementos que podem fazer a diferença no sucesso do seu empreendimento de e-commerce, assim como quais são as possibilidades para deixar a loja virtual ainda mais consistente. O que isso quer dizer, bom, mesmo sendo um negócio virtual você nunca pode parar de investir nele. Aqui tem mais dicas.

É essencial organizar todo o caminho que o cliente vai fazer: desde a solicitação do produto na loja virtual até o monitoramento da satisfação pela pós-venda. Aqui tem mais dicas.

Mas e agora?

Não sabe como prosseguir e impactar seus clientes com uma loja virtual? Se ainda não se sente pronto para começar sozinho, entre em contato conosco em qualquer uma de nossas plataformas digitais: FacebookInstagram e Linkedin!

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Nela você vai encontrar materiais que podem ser do seu interesse e possam tirar alguma das suas duvidas e te manter atualizado.

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