Seu Comércio está se preparando para sazonalidade “Dia das Mães” em tempo de isolamento?

A data é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas, em qualquer época.

Comemorado em todo segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães neste ano de 2020 será no dia 10. A data, que está logo ali e é de extrema importância, tornou-se uma excelente oportunidade para e-commerces oferecerem benefícios aos consumidores, com o objetivo de alavancar as vendas e aumentar as conversões. E nesse tempo de isolamento pode ser uma ótima oportunidade para reforçar os laços com seu cliente e reforçar sua marca.

“Moda & Acessórios”, “Perfumaria & Cosméticos” e “Casa & Decoração” foram as categorias mais compradas com a intenção de presentear. O ranking do faturamento, por sua vez, foi liderado por “Eletrodomésticos”, “Telefonia/Celulares” e “Casa & Decoração”.

Contudo, você deve estar com muitas dúvidas antes de elaborar uma campanha para uma data comemorativa como esta, e elas devem ser: Qual benefício oferecer no e-commerce para os consumidores? Como me destacar em meio a tantas ofertas? Como ter um diferencial nesta época?

Bom, é sempre de extrema importância levar em consideração o segmento do empreendimento online e o público-alvo, para saber o que realmente faz o perfil do seu consumidor.

Existem vários tipos de benefícios que podem ser ofertados no e-commerce. Separamos alguns para te ajudar na hora de elaborar a campanha do Dia das Mães do seu e-commerce.

Veja 5 dicas de benefícios que pode oferecer para seus clientes:

Cupom de desconto

O cupom de desconto é um ótimo benefício para ser ofertado em uma loja virtual. Disponibilize um código para o consumidor utilizar ao final da compra e adquirir o desconto proposto. Nesse período de quarentena você pode fazer um levantamento dos produtos mais vendidos e dar um cupom de desconto nesses produtos ou mostrar que está atento ao momento e dar algum tipo de desconto para pessoas com mais idade (que façam parte do grupo de risco), é o momento de usar a criatividade.

Exemplo: Uma loja de eletrônicos pode dar 15% de desconto para as pessoas que utilizarem o cupom com o código “maesfiquememcasa”. Assim, ao final da compra, o consumidor utiliza o cupom para ganhar o desconto ofertado.

Frete grátis

Outro benefício que pode ser ofertado é o frete grátis. Nesta época de quarentena o frete grátis pode ser um fator decisivo na hora da compra. Mas lembre-se de preparar bem a logística da sua empresa, com esse isolamento grande parte das compras será on-line e para entrega, então não pode haver atrasos ou problemas, esteja bem preparado. O frete pode ser oferecido para compras na loja toda, para determinados produtos e categorias, assim como para um determinado valor de compra. E outra coisa interessante é caso você não tenha tente implementar na sua entrega a “entrega para presente”, muitas empresas já possuem esse diferencial, se a sua não tem esse é o momento para começar. O seu cliente vai ver o diferencial em comprar na sua loja.

Exemplo: Para a última opção, o e-commerce pode oferecer o frete gratuito apenas para compras acima de R$ 100,00 reais, por exemplo.

Combos de produtos com desconto

Elaborar combos com desconto para o consumidor também pode ser uma boa opção, escolhendo produtos que possuem relação tanto entre si, quanto com a campanha promocional.

Exemplo: Em uma loja virtual de perfumes e cosméticos, é possível elaborar um combo que contém – perfume + shampoo + condicionador + creme corporal – por um preço bem atrativo e vantajoso.

Brindes

Para este benefício, o e-commerce pode oferecer algum brinde para o consumidor que levar algum produto da loja virtual, incentivando-o a fechar a compra. Esse brinde precisa ter relação com o que a loja virtual vende.

Exemplo: É possível ofertar, em um e-commerce de bolsas, uma nécessaire como brinde ao consumidor que estiver comprando uma bolsa ou uma mala.

Desconto para a loja toda ou para alguma categoria

Esse talvez seja o benefício mais comum a ser oferecido. Aqui, é ofertado ao consumidor determinada porcentagem de desconto na loja toda ou em algumas ou alguma categoria específica do e-commerce, que possui relação com a data comemorativa.

Exemplo: Para ofertar o benefício em uma categoria específica, um e-commerce de calçados pode oferecer 30% de desconto em toda a categoria de sapatos femininos.

Elaborando a campanha

Uma boa dica para a campanha promocional do Dia das Mães, é focar nos diferentes estilos de mães, como por exemplo, a mãe cozinheira; mãe vaidosa; leitora; a mãe que adora tecnologia, etc. Assim, dependendo do segmento do e-commerce, é possível trabalhar a campanha e os benefícios a serem oferecidos de maneira mais direcionada.

Além disso, é preciso destacar que também é fundamental converter a mãe para o e-commerce e para isso, um excelente relacionamento é ideal. Além de entregar o produto, oferecer opção para presente, ofereça um bilhete bonito e bem escrito direcionado à mãe, mostrando quanto ela é essencial, o quanto a empresa está fazendo o possível para levar a alegria do dia para ela nesse momento tão difícil de isolamento, por exemplo. Isso tornará o relacionamento mais forte, deixando o cliente e a mãe desse cliente muito mais satisfeitos e felizes pelo reconhecimento da empresa.

Vale lembrar ainda, que para elaborar qualquer campanha promocional, é preciso seguir etapas importantes. São elas:

  • Planejar toda a campanha;
  • Analisar se a plataforma, o checkout e as formas de pagamento estão funcionando perfeitamente;
  • Verificar se todos os produtos estão em estoque;
  • Customizar o e-commerce para criar uma identidade;
  • Divulgar a campanha com a mesma identidade do e-commerce;
  • Se atentar aos prazos de entrega dos produtos, para não haver atrasos;
  • Oferecer um pós-venda atencioso.

Então neste momento de crise mostre o diferencial do seu e-commerce, fortaleça as relações com seus clientes, mostre que você está junto com ele e vai fazer a diferença na hora de entregar esse produto nesse dia tão especial, onde muitos filhos não estão podendo estar fisicamente com suas mães.

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