Em termos gerais e simplificados um CMS (gerenciador de conteúdo), ou simplesmente sistema de gerenciamento de conteúdo, é classificado como um aplicativo que tem como a função de auxiliar na criação, edição, o gerenciamento e a publicação de informações e conteúdos de maneira organizada.
Uma forma simples e dinâmica de atualizar seu site
Esse tipo de sistema permite ao usuário do CMS uma independência sobre seu conteúdo, bem como sobre o seu desenvolvimento dentro no meio online. Assim você consegue dispensar certos serviços em relação a este âmbito.
De uma forma geral entre as várias opções que uma empresa tem em optar por esse sistema de gerenciamento de conteúdo, as maiores vantagens são deixar mais rápido o método para atualizar os ambientes web. Dessa forma, os próprios colaboradores podem atualizar sucessivamente as suas áreas pertinentes, sejam elas na intranet ou em sites da internet. E o melhor de tudo é o que CMS não requer nenhuma habilidade específica, fora os conhecimentos básicos para quem usa um editor de texto e internet.
Então, ele permite que a empresa reduza significativamente os gastos com programação e/ou desenvolvimento de soluções sobre a gestão de conteúdos, tais como banco de dados, autorizações de entrada aos diversos tipos de recursos, formulários e verificação de usuários administrativos.
Se você é quem vai gerenciar, mantenha seu site atualizado
Hoje em dia, é praticamente obrigatório uma empresa ter um site, se você quer se destacar o máximo possível no mercado, atraindo mais pessoas, fidelizando clientes em potencial e, principalmente, gerando volume no fluxo de negócios.
Cientes disso, mesmo micro empresas e empreendedores individuais passaram a ter sites.
As vantagens de possuir um site são inúmeras:
1ª O alcance: por meio de um site, é possível chegar a um número muito maior de pessoas do que por outras formas de comunicação.
2ª Credibilidade: ao nome da empresa ou profissional pelo qual ele responde, já que mostra que o(s) serviço(s) e/ou produto(s) de fato existente, assim como existe pessoas sérias por trás dos negócios.
3ª Fonte: de informação. Hoje em dia, a maioria das pesquisas para encontrar produtos ou serviços e para comparação de preços é feita por meio da web.
Só esses fatores justificam o protagonismo que os sites institucionais e profissionais recebem. No entanto, por meio deles podemos chegar à outra conclusão: de nada adianta ter um site se ele for obsoleto e não estiver sempre atualizado.
E se você tiver um blog? Um E-commerce? Como fica a situação? Ou você vai precisar contratar esse serviço ou então buscar por um CMS.
Bom, hoje em dia, existem diversas ferramentas como:
WordPress:
Caso você nunca tenha ouvido falar em WordPress saiba que ele é uma plataforma de Gerenciamento de conteúdo, ou para muitos o CMS (que tem na prática o mesmo significado). Esta a é a plataforma para publicação de conteúdo mais usada no mundo e engloba quase 70% do mercado que trabalham com CMSs.
Existem vários CMS por aí e você, caso tenha conhecimentos em programação, pode até criar o seu. O Objetivo de um CMS, como o WordPress, é facilitar a criação e a edição de conteúdos em um site sem a necessidade de lidar diretamente com uma linguagem de programação.
Magento:
Magento é uma das plataformas líderes em comércio eletrônico no mundo, fato atestado pelo Quadrante Mágico do Gartner . Magento é um sistema web completo, robusto e customizável, podendo ser utilizado por lojas virtuais de qualquer porte ou segmento.
Gerenciador da Webpan:
Ele tem como objetivo facilitar as atualizações do site, caso você tenha alguma dúvida nós estamos prontos para te dar todo o tipo de suporte. Você terá acesso a diversas alterações, tanto no design (cores, fotos, fonte), como texto, links, páginas.
A Webpan pode te oferecer o gerenciador próprio de conteúdo, entre em contato com a Agência Webpan e veja as facilidades de aderir a esse sistema, em qualquer uma de nossas plataformas digitais: Facebook, Instagram e Linkedin!
Baixe o Ebook: Boas Práticas para um E-mail Marketing de Sucesso