Vamos falar sobre a mudança de comportamento do brasileiro no YouTube, por causa da quarentena

Neste período de pandemia e quarentena, o YouTube reforçou seu lugar como um espaço seguro e com potencial de multiplicar as conversas para driblar esse isolamento social. Desde março, a plataforma apresentou os primeiros sinais dos novos comportamentos e demandas das pessoas. Um exemplo: as buscas sobre o termo “em casa” cresceram 123%1 no Brasil em comparação ao período anterior à quarentena. Vídeos relacionados à saúde mental, canais de notícias com conteúdos ao vivo e discussões sobre a economia local e global têm ganhado cada vez mais força.  Mas, como sua marca pode se posicionar nessa nova realidade? E como aproveitar esse crescimento de visualizações?

Fique “em casa”

O YouTube é um ecossistema vivo capaz de alcançar pessoas em qualquer lugar, e neste momento de quarentena essa qualidade ganha novos contornos . Tanto que, em uma pesquisa mostra que cerca de 40% do público brasileiro afirmou ter passado mais de 3 horas do dia no YouTube desde o começo do isolamento.

Outra evidência que demonstra o aumento de interesse no YouTube são os uploads globais de vídeos que têm “em casa” no título: a média cresceu mais de 50% em comparação com o início do mês de março. E mais: no search, os conteúdos relacionados ao mesmo termo seguem crescendo.

O que as pessoas têm assistido?

Dentro do universo “em casa”, o YouTube mapeou três frentes de crescimento na oferta e na demanda de conteúdo:

Existe um caminho entre informação e saúde mental?

Esse tema está associada à quarentena do COVID-19, a busca por informações nos faz pensar no que devemos fazer para cuidar da nossa saúde mental. No YouTube, esse novo comportamento pode ser destrinchado em dois caminhos diferentes: enquanto o interesse das pessoas por canais de notícias durante o mês de março aumentou em 75%6, assuntos relacionados à conscientização e saúde mental  que já encontravam no YouTube se tornaram ainda mais relevantes.

Nesse contexto, os canais de notícias com conteúdos ao vivo — sendo os livestreams o formato que mais cresceu — vêm conquistando novas audiências.

Adaptando ou criando do zero uma nova rotina para o isolamento

O isolamento social tem trazido a necessidade de adaptação da rotina e muita gente passou a se perguntar: como se exercitar? Como enfrentar o tédio? Como diversificar na cozinha? Como manter a casa limpa? Como dar uma aula de matemática para os meus filhos?

Por isso, o YouTube se tornou tão importante nesses momentos, ele esta sendo usado como ferramenta que ajuda a diversificar o cotidiano. Um exemplo são os números relacionados à “ginástica”, com aumento nas buscas em 52% somente no Brasil.

Já no guarda-chuva “cozinha”, os assuntos em destaque são um universo à parte:

Entender os impactos mais amplos na sociedade

Como cuidar de mim e também ajudar o próximo? Como vamos ultrapassar esse desafio enquanto sociedade? Quais atitudes que nossos governantes estão tomando? Como outros países têm reagido a tudo isso? É natural que surjam todos os tipos de pergunta nesse momento.

Mas diferentemente dos assuntos anteriores, o crescimento da oferta de conteúdos ligados à economia tem se mostrado contínuo.

De um lado, vimos crescer nas últimas semanas as discussões em relação à economia global:

Promovidos por governantes, jornalistas, analistas e entusiastas, a ideia é questionar como o sistema econômico atual está sendo colocado à prova por uma pandemia. As buscas por “Bovespa”, por exemplo, aumentaram em 259% ao longo de março.

Do outro lado, acompanhamos o crescimento de preocupações mais voltadas para o próprio bolso, como: “Qual a influência desse cenário nas minhas finanças e no ecossistema à minha volta?”. Em meio à pandemia, os YouTubers de finanças pessoais estão ensinando a audiência a descer um degrau, ajudando todos a rever ou implementar novas atitudes práticas.

E como o YouTube pode ajudar sua marca?

Nesse ambiente dinâmico, uma comunicação com mensagem verdadeira, informações úteis e tom prestativo é uma das maneiras de oferecer suporte para as pessoas. Outro caminho mais prático é promover ações de apoio e com uma proposta clara de impacto: seja demonstrando uma atitude, criando comunidades, seja mudando modelos de negócio. Aqui vale a reflexão:

Do ponto de vista estratégico, o YouTube também pode ser um importante catalisador para ampliar a relevância das marcas. Por isso, eles mapearam 3 formas em que a plataforma pode ajudar nesse momento:

O YouTube pode ajudar a sua marca a articular suas mensagens criativas com ferramentas automatizadas. Seja adaptando assets existentes com o Bumper Machine e o Director Mix, criando novos com o Video Builder, seja ajudando você a testar a melhor opção com o Video Experiments, é hora de explorar todas as suas possibilidades para testar ou adaptar cada elemento das suas peças ou campanha.

Da preocupação com o impacto social mundial às adaptações na rotina durante o isolamento, retome os termos e assuntos mais buscados no YouTube para entender quais caminhos sua marca pode percorrer para se fazer presente. Ou aposte em interesses por temas específicos, como notícias, culinária ou meditação, por exemplo, e sintonize com o público por meio de ferramentas como audiências avançadas, audiências customizadas e criadores. Além disso, também é possível encontrar usuários interessados em #hashtags que estão sendo utilizadas nos vídeos ou que estão buscando por tags específicas.

Os processos de trabalho do YouTube estão passando por muitas reavaliações. Esse momento de reflexão é importante e nos ajuda a entender o que queremos comunicar e quais elementos devem ser adaptados ou até mesmo retirados do ar. Em paralelo, a disciplina de acompanhamento das campanhas é fundamental, sempre tendo em mente qual KPI deve ser atingido na hora de fazer um controle eficiente.

Entender as mudanças de comportamento no YouTube pode fazer a atuação da sua marca ser mais útil para o seu público. Nós aqui também estamos testando, nos adaptando e buscando compreender essas mudanças.

E se precisar de ajuda para se preparar para esse novo período de lives, marketing e venda digital, entre em contato com a Agência Webpan em qualquer uma de nossas plataformas digitais: FacebookInstagram e Linkedin!


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