Seu negócio está preparado para a Black Friday?

Nós sabemos que muitos consumidores aguardam ansiosamente a Black Friday para comprar um smartphone novo, mas sabe quem está mais ansioso que ele? O lojista!

E todos os lojistas estão certíssimos em aguardar essa data! Você deve estar se perguntando: Por quê?

via GIPHY

Veja bem, só em 2018, as vendas em e-commerce somaram R$ 2,6 bilhões na Black Friday brasileira, segundo pesquisa da Ebit/Nielsen:

Como vimos o número de pedidos subiu 13% a mais do que a projeção (foram 4,27 milhões a mais do que o esperado) e o número de consumidores únicos (que fizeram pelo menos uma compra online no período) aumentou 9%. O ticket médio cresceu 8% um dos mais altos no ano.

E para esse ano, a expectativa é ainda melhor. São ótimos números, que confirmam a tendência de aumento da relevância da data, que já disputa com o Natal, como data preferida de comparas.

Para aproveitar essa oportunidade, é essencial ter um bom
planejamento. A mesma pesquisa da Ebit/Nielsen revelou que um dos motivos para
o aumento expressivo das vendas em 2018 foi que os varejistas prepararam melhor
seus estoques para suportar o tráfego extra. 

O que minha loja deve fazer na Black Friday? Confira o check list com 4 pontos:

1. Planejamento faz a diferença

A Black Friday é no final de novembro, mas muitas lojas tem optado por fazer:

  • “Black Week” : Promoções que duram uma semana.
  • “Black Month”: Promoção que duram o mês.

Independente de fazer um dia, uma semana ou um mês, o planejamento precisa começar bem antes. O ideal é se organizar com algumas semanas ou até meses de antecedência. Então assim que terminar esse artigo está na hora de começar!

2. Não adianta anunciar se você não consegue atender

Verifique se seu e-commerce precisa de melhorias na infraestrutura, não adianta ter um site lento ou de difícil navegabilidade, e dependendo das demandas da sua loja pense em aumentar a equipe de atendimento. Em média, se você tem uma equipe contratada, vale esperar um aumento total de 20 a 30% nas despesas fixas do negócio para a temporada.

3. Invista nas estrelas da sua loja

É uma boa ideia aumentar o estoque dos seus produtos mais vendidos, a procura por eles na Black Friday certamente ira aumentar. Claro, pense em aumentar o estoque se você for dar bons descontos nesses produtos.

Neste momento, você pode estar se perguntando (e com toda a razão): Por que daria descontos nos produtos que já vendem bem?

via GIPHY

Eu te dou 3 bons motivos:

  • Poder negociar preços melhores com o fornecedor, já que vai comprar em maior quantidade;
  • Custos fixos proporcionalmente menores com o aumento na projeção de vendas;
  • E dar descontos nos chamados “produtos estrela” ajuda a fidelizar o seu cliente atual e atrair novos clientes.

Dica ☺: Outra idéia é fazer uma pesquisa nos seus canais digitais para saber os produtos que os clientes mais desejam comprar. Se necessário, pergunte a eles, usando enquetes no Facebook/Instagram, por exemplo.

4. Limpe seu estoque

A Black Friday surgiu nos EUA como uma forma de limpar o estoque depois do Dia de Ação de Graças. O produto não está vendendo tanto quanto você gostaria? Então, recorra a descontos mais agressivos para tentar acabar com as unidades no estoque, mesmo que seja apenas para criar capital de giro ou reinvestir.

Dica ☺: Se um produto não estiver vendendo bem, tente associá-lo à compra de um item que está/fazer kits.

Dica 2 ☺: Não vendeu tudo o que esperava? Calma! Dá para estender as promoções mais uma pouco na Cyber Monday, segunda-feira seguinte à Black Friday.

5. O cliente

Escolha bem as mídias em que você vai anunciar suas promoções. Nesse período o comercio eletrônico bomba, então o ideal é focar em redes sociais: Facebook e Instagram. E pra não desperdiçar recursos segmente seus anúncios para atingir em cheio seu público-alvo. Faça testes com um “esquenta” para a Black Friday, ajuste suas campanhas antes da data. Assim, você estará afiado quando o pico de demandas chegar.

E depois de vender não se esqueça de fazer um bom pós-venda. Cuide bem da sua logística e melhor ainda da comunicação. Aqui, o mais importante é ser transparente e informar ao cliente de qualquer problema. Imprevistos acontecem! E certamente o cliente vai preferir saber o que aconteceu, não deixe ele no escuro! Surgiu um problema na entrega informe seu cliente e já mostre as providencias que você esta tomando para resolver o problema dele.

Dica ☺: A maneira de comunicar com o cliente conta muito, claro. Ele precisa sentir que a opinião dele importa.

Gostou das dicas? Comente aqui pra gente saber! E se precisar de uma mãozinha nas suas campanhas e estratégias de marketing na Black Friday, entre em contato conosco em qualquer uma de nossas plataformas digitais: FacebookInstagram e Linkedin! E veja outras matérias que podem ser relevantes para você:

10 dicas para você testar antes que acabe o ano!

Mostrando os bastidores da sua empresa

A expectativa de vida está cada vez mais alta, então vamos aposentar o conceito de “velho”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *