O que a Vacina e a música “Bum bum tam tam” nos ensinam dentro do marketing

Junto com a chegada da vacina CoronaVac  pudemos observar mais uma vez um caso de “efeito de marketing natural” ou UGC, que aconteceu através das redes sociais ou mais especificamente os famosos Memes.

A importância do O UGC – Conteúdo Gerado pelo Cliente

O que de fato aconteceu foi que logo após o anúncio sobre a eficácia da vacina na quinta-feira (07/01), vídeos com o funk ‘Bum bum tam tam’ exaltando o Butantan viraram meme. Imagens de uma projeção em um prédio que cita a música, o Butantan e o SUS também se espalharam nas redes.

O Spotify registrou um aumento de 284% no consumo da música Bum Bum Tam Tam do Mc Fioti desde de o ocorrido então nas redes sociais a música se tornou um “hit da vacina”, enaltecendo de maneira criativa o trabalho incrível desenvolvido pelo instituto Butantã e tem até projeto de lançar essa nova versão da musica.

Dimas Covas e MC Fioti no Instituto Butantan com uma caixa da CoronaVac — Foto: Divulgação / Instituto Butantan

Mas afinal o que é UGC?

Como vimos a cima o UGC – User Generated Content (Conteúdo gerado pelo usuário) realmente é uma tendência que vem cada vez mais forte, e que isso traz resultados incríveis.

Embora o nome seja auto explicativo e muito simples em seu significado o UGC para as empresas na era digital é um assunto novo a se explorar, mas uma coisa é fato: todo consumidor é também um criador e distribuidor. E claro que isso também mostra que não existe “marketeiro” melhor do que os brasileiros, mesmo que não seja intencional, esse novo ‘hino’ caiu como uma luva.

Como eu consigo engajar o meu publico através do UGC?

Avaliações

Isso mesmo as avaliações (ou reviews) também podem ser vistas como conteúdo gerado pelo usuário e talvez seja a maior estratégia que a maioria dos líderes de marketing ignora. Até as avaliações negativas podem se tornar um conteúdo para você

Conteúdo em vídeo

O vídeo está se tornando mais acessível para o público em geral e é um dos bons canais para promover conteúdo gerado pelo usuário (Tik Tok, Instagram). Faça concursos e hashtags especiais, para criar grande valor em peças visuais geradas pelo usuário. No Insta Stories pode usar as caixas de comentário, enquetes para entender melhor seu publico.

Eventos especiais

Você pode usar todos os seus canais sociais e promocionais para impulsionar conteúdo gerado pelo usuário para eventos exclusivos: um dia ou semana especial, aniversário da empresa ou períodos de férias.
O foco aqui é criar uma sensação de FOMO (“fear of missing out” em inglês, ou “medo de ficar por fora”) em seu público. Essas pessoas vão querer participar com fotos, vídeos e textos para fazer parte do momento.

Um ótimo exemplo aqui é da Coca-Cola, quem não ficou no mercado procurando a famosa latinha com seu nome.

 

A ideia era que os fãs compartilhassem com seus amigos latinhas com os nomes deles. A repercussão foi tão grande que virou caso de sucesso no mundo todo.

Aqui, inclusive, um vídeo do canal Porta dos Fundos alavancou ainda mais o sucesso da campanha:

Que impacto isso pode ter no meu marketing?

O principal ponto dessa matéria é fazer com que você entenda a importância de conhecer muito bem seu público, prestar muita atenção nas ações deles nas redes sociais, por que quando sua empresa consegue associar essas experiências a marcas, encontra pessoas dispostas a produzir conteúdo relacionado a ela de forma orgânica. Ou seja, sua empresa estará de fato entrando nas vidas dos consumidores enquanto promove um produto ou serviço, se aproximando ainda mais do consumidor. Um exemplo simples, toda vez que uma empresa lança uma campanha de hashtags em uma rede social, está apostando no UGC para atrair atenção e conversões.

Então invista em conteúdos UCG para sua empresa, e como beneficio você vai ver:

  • Conteúdo gratuito e valioso para SEO: Este é um conteúdo é barato e eficaz, feito por que usa e entende do produto/serviço que você oferece.
  • Maior alcance nas redes sociais: Você transforma seus seguidores em promotores.
  • Confiança e desejo: Se todo mundo está falando do seu produto, ninguém vai querer ficar de fora!E mais, seu produto está sendo falado de uma pessoa para outra, o que é muito mais confiável que um anuncio.
  • Coleta de material e dados: Através dessa ação você vai conseguir visualizar a jornada de compra do seu cliente e usar essas mídias geradas por eles como conteúdo para sua marca, o que vai te abrir um leque de possibilidades criativas.

Mas, seja qual for à abordagem que você escolher, o conteúdo gerado pelo usuário é uma nova peça fundamental para o marketing. E com o planejamento certo, você vai conseguir aumentar sua visibilidade e envolver muito mais pessoas.

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