Varejo brasileiro registra crescimento nas vendas nos últimos meses

De acordo com o Mastercard SpendingPulse™, que mede as vendas nas lojas físicas e no varejo online para todas as formas de pagamento, as vendas totais no varejo brasileiro registraram um crescimento de +7,5% ano a ano em novembro.

Setores que superaram a taxa de crescimento das vendas totais no varejo:

  1. Combustíveis (+42,6%),
  2. Restaurantes (+19,5%),
  3. Materiais de Construção (+11%)
  4. Supermercados (+10,8%)

Vendas no varejo menor na comparação com o mesmo período do ano:

  1. Artigos de Uso Pessoal (-1,7%)
  2. Móveis para Casa (-6,6%)
  3. Móveis e Eletrônicos (-10%)

E vendas totais nas regiões:

  • Norte (+14,7%),
  • Centro-Oeste (+9,7%),
  • Sul (+9,4%)
  • Nordeste (+8,2%)
  • Sudeste (+6,3%)

Podemos notar que o desempenho do sudeste foi inferior ao crescimento das vendas nacionais.

Comércio eletrônico

Como resultado do rápido crescimento do e-commerce experimentado nos últimos anos, as vendas do comércio eletrônico no Brasil diminuíram -16,5% em comparação com novembro de 2020.

Classes C e D começaram a comprar pela internet

Com as restrições de circulação, 34,1% dos respondentes da 2ª Pesquisa Go2Mob/FirstCom Pós-Vacina Covid-19, que entrevistou 4.520 brasileiros das classes C e D de todos os estados do Brasil e Distrito Federal, afirmaram que iniciaram ou aumentaram o hábito de comprar pela Internet. Dentro deste grupo:

  • 85,1% utilizaram o mobile
  • 14,9% utilizaram o computador

Mesmo após o fim da pandemia, 81,8% pretendem continuar comprando online. No ranking dos produtos mais comprados pela Internet foram citados:

  1. Alimentos (18,5%),
  2. Roupas (11,4%),
  3. Medicamentos (8,7%),
  4. Produtos de higiene e limpeza (7,9%),
  5. Cosméticos (6,5%),
  6. Eletrônicos (7,2%),
  7. Celular (5,7%),
  8. Eletrodomésticos (4,3%).

Mesmo em um cenário de incertezas, o conhecido otimismo do brasileiro se manteve: 68,6% dos entrevistados afirmaram acreditar que a economia do país vai melhorar depois da completa vacinação da população e do fim da pandemia. Entretanto, para 27%, a situação não deve melhorar, nem piorar. Apenas 4,4% imaginam que vai piorar.

Comparativo dos 2 anos anteriores

Para uma melhor compreensão do que significam esses números, a comparação com 2019 revela índices interessantes para análise: as vendas totais no varejo cresceram +19,1% no comparativo a 2 anos e as vendas de e-commerce aumentaram +39,7% quando comparadas com o mesmo mês de 2019.

“Essa comparação com o período pré-pandêmico nos fornece insights relevantes para analisar as preferências de consumo dos brasileiros. Ao … fechamento de 2021, podemos constatar que o e-commerce realmente passou a fazer parte dos hábitos de consumo – e, quando comparado ao cenário de vendas de 2019, está em constante crescimento. Tal comportamento era esperado, porque depois que os brasileiros experimentaram a praticidade, segurança e facilidade com as compras online, fica mais difícil abandoná-las”, afirma Estanislau Bassols, Gerente Geral da Mastercard Brasil.

*As vendas no comércio eletrônico são vendas de bens e serviços nas quais os compradores fazem um pedido ou o preço e os termos da venda são negociados pela Internet, em um dispositivo móvel (M-commerce), Extranet, rede EDI (Electronic Data Interchange), correio eletrônico ou outro sistema online comparável. O pagamento pode ou não ser feito online.

Agora você já sabe um pouco mais sobre vendas online

Ainda não se sente pronto para prosseguir e impactar seus clientes? Se ainda não se sente pronto para começar sua loja sozinho, entre em contato conosco em qualquer uma de nossas plataformas digitais: FacebookInstagram e Linkedin! Nós podemos te ajudar com uma consultoria, aproveite e veja também nossos trabalhos de desenvolvimento web e e-commerces.

Veja também:

Tendências em Mobile Marketing

Mesmo com poucos seguidores é possível vender no Instagram?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *