Tendências em Mobile Marketing

O mobile marketing vem sendo usado como uma estratégia de comunicação no mundo corporativo, a fim de proporcionar um relacionamento mais próximo e personalizado entre empresa e consumidor.

Provavelmente neste exato momento você esta utilizando um celular para ler este artigo e se não estiver ele deve estar do seu lado, com vários aplicativos rodando em segundo plano. Isso porque o Brasil tem aproximadamente 109 milhões de usuários de smartphones atualmente, o que corresponde a mais da metade da população. Com isso, o país fica em quinto lugar no ranking global com maior número de usuários desses aparelhos, segundo a consultoria Newzoo:

As estratégias que envolvem o mobile são as principais para este ano de 2022 e isso envolve muito mais do que avanços tecnológicos, e sim uma mudança de comportamento do consumidor.

Segundo Marcos Guerra, superintendente de Receita e Marketing na Pontaltech:
“…O Marketing foi uma das áreas que mais teve que se transformar nos últimos anos, especialmente durante a pandemia. Reclusos em nossos lares, os aparelhos eletrônicos se tornaram o único meio de comunicação entre as empresas e seus consumidores, criando enormes oportunidades especialmente para o Mobile Marketing…”

Um dos maiores aprendizados desse período foi a importância do aprimoramento da tecnologia para aproximar o relacionamento entre as companhias e os clientes. Muito mais do que identificar as plataformas nas quais os usuários estão, saber como alcançá-los por meio de mensagens personalidades e únicas se mostrou vital para as empresas. Segundo uma pesquisa realizada pela Open Text, mais de 70% dos consumidores voltam a comprar com as marcas que os tratam de forma individualizada, destacando a relevância da personalização das estratégias de marketing. Essa e muitas outras ações devem ser muito usadas esse ano.

Veja as principais tendências desta estratégia de móbile marketing:

  1. Redes sociais: Sem nenhuma sombra de dúvidas está claro o poder que as redes sociais ganharam durante o isolamento social. Mais do que meros canais de entretenimento, hoje elas são importantes meios de comunicação e vendas. Foram mais de 2.77 bilhões de usuários mensais registrados em aplicativos de mensagens em 2020, segundo dados do eMarketer, o que as torna canais indispensáveis para qualquer negócio, independentemente de do tamanho ou segmento.
  2. SMS: Com tantas tecnologias sofisticadas, é comum a estranheza quando citamos a importância do SMS para o marketing nos dias de hoje. Mas, ele é um dos meios que possibilita um relacionamento mais próximo e interativo, com envio de mensagens praticamente instantâneo e, ainda, a possibilidade de ser personalizado e segmentado. Segundo o relatório do Simple Texting de 2020, quase 80% dos consumidores gostam de receber ofertas por texto, em conjunto com 53% que preferem se relacionar com marcas que utilizam SMS.
  3. RCS: Considerado como uma das maiores evoluções no sistema de mensagem, o RCS (Rich Communication Service) proporciona uma experiência rica e personalizada aos usuários. Com um novo padrão de comunicação no mercado, aceita recursos multimídia, como:
  • Imagens,
  • Vídeos,
  • Áudios
  • Gifs,

O que torna a comunicação mais leve, pessoal e atrativa.

  1. Google Business Messages: Esta é, talvez, uma das maiores apostas do Google para um maior engajamento com os clientes, possibilitando que o consumidor entre em contato diretamente com uma empresa pela página de pesquisa dele na plataforma. Ele ainda vai contar com confirmação de leitura, ele permite o envio de um carrossel completo de imagem, texto e figurinhas; uma quantidade enorme de ferramentas que irão favorecer a fidelidade com a marca, fator altamente relevante levando em conta o mercado competitivo.
  2. Ominchannel: Cada uma dessas estratégias, por si só, é extremamente vantajosa para os negócios. Mas, quando integradas, trarão ainda mais benefícios para a comunicação com os clientes. A estratégia omnichannel no mobile marketing visa a multiplicidade da oferta de canais aos consumidores, de forma que possam escolher onde preferem conduzir sua jornada de compra. Podendo, assim, ter uma experiência contínua, fluída e com grandes chances de voltarem a comprar da marca no futuro.

Favorecidos pelos avanços tecnológicos, hoje temos diversas opções modernas e completas para o desenvolvimento de excelentes estratégias de mobile marketing. Seja qual for o meio escolhido, lembre-se: Sempre evite qualquer tipo de comunicação abusiva. O mais importante é aprender a respeitar seu público e manter uma comunicação:

  • Clara,
  • Limpa,
  • De acordo com as regras da LGPD,
  • Leve, possibilitando que o cliente tenha sempre o poder da escolha.

No final, o que irá determinar o sucesso dessas ações é a experiência personalizada que você vai proporcionar aos seus consumidores.

O que você achou dessas tendências?

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