O fim do ano está aí! Como está sua estratégia de vendas B2B?

A tão aguardada temporada de compras para o final de ano está chegando. Além da Black Friday, que já está aí no próximo mês! E nós já sabemos que há um grande número de pessoas em busca de presentes de Natal. Mas será que os prestadores de serviço B2B já estão preparados para atender as companhias com foco em B2C?

Para responder a questão, usamos pesquisas do Google, que nos apontaram a importância de um planejamento antecipado para influenciar as decisões de vendas no âmbito corporativo nestas datas — em 2020, o Google Trends mostrou um pico registrado entre agosto, setembro e outubro de buscas sobre:
  • Softwares,
  • Soluções de pagamento,
  • Logística,
  • Embalagens.

Além de outras pesquisas que mostraram a importância de confiar na marca na hora de contratar um serviço, acredite ou não, este é o principal fator de decisão, antes mesmo do preço e do SAC.

Este mesmo levantamento também indicou que as grandes empresas tomam a decisão de contratar um serviço B2B apenas uma vez ao ano, enquanto as pequenas e médias empresas avaliam a mês a mês a possibilidade de terem novos fornecedores. Por isso, sempre ressaltamos a grande importância da sua empresa provocar essa conversa B2B no meio digital e buscar estreitar essa relação.

A jornada de um consumidor B2B é longa e variada, com diversos pontos de contato e com os decisores passando a maior parte de seu tempo em outras plataformas, que não só as de busca. Levando em conta que 96% do tempo online é gasto fora dos mecanismos de busca, então será importante trabalhar o reconhecimento de marca em diferentes mídias. Abaixo, mostramos 4 recomendações para conquistar os clientes no B2B:

  1. Leads: melhore a quantidade e a qualidade. Para conseguir isso, estude o mapeamento da jornada do seu tomador de decisão, que deve ser feita a partir do momento em que uma inscrição é realizada até o momento em que o contrato assinado.
  2. Estratégia digital: tenha pelo menos uma. É muito importante você ter um planejamento dos rumos que pretende tomar e os passos que dará para alcançar esse objetivo. Por exemplo, você pode apostar na seleção avançada de público e otimizar suas estratégias de audiências para negócios B2B.
  3. Branding: torne sua marca conhecida no mercado. Estar presente, inclusive de forma antecipada, é fundamental na jornada B2B. Portanto, trabalhe reconhecimento de marca e performance de maneira conjunta. Lembre-se: “Quem não é visto não é lembrado”.
  4. Faça análise de dados. A integração de informações também é importante para uma maior eficácia do investimento e entendimento do público e mercado.

Em resumo, os efeitos pós-pandemia ainda perduram no mercado e temos que nos adaptar a estas mudanças de paradigma social, em que as vendas online (ou híbridas, como têm sido chamadas as “phygital”) não são mais um diferencial, muito menos luxo, mas sim uma necessidade de qualquer empresa que queria competir no mercado.

Como tudo, esta mudança pode ser facilmente observada no varejo, e também é uma tendência que está migrando para o mundo de negociações entre empresas. O motivo desta expansão é que 77% dos profissionais de marketing B2B acreditam que o digital passou a ser o centro principal de qualquer boa estratégia de vendas.

Enfim a mudança veio com a pandemia, mas não vai embora com ela. A compra online deixou apenas de ser conveniente, ela agora aumenta a possibilidade de vendas também para fornecedores de lojistas, então você que pertence ao mercado B2B também precisa estar atento as mudanças e se modernizar.

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