WhatsApp, Facebook e Instagram ficam fora do ar nesta segunda

Usuários começaram a reclamar no início da tarde desta segunda-feira (04/10) que o WhatsApp, Instagram e Facebook estavam fora do ar. Enquanto as redes sociais pararam de atualizar o feed, o mensageiro não estava nem recebendo e nem enviando mensagens.

A queda foi monitorada pelo Downdetector, que começou a notificar um aumento significativo de reclamações por volta das 12h30 (horário de Brasília). O mapa de falhas do site aponta, inclusive, que os problemas foram notificados em várias capitais do país, como São Paulo, Recife, Salvador e Curitiba.

Com as 3 plataformas do Mark Zuckerberg fora do ar, as pessoas aproveitaram para “muito no Twitter”. De maneira bem-humorada, os usuários pediram para que as redes voltem a funcionar o mais rápido possível. Confira, abaixo, algumas das melhores publicações que separamos para você:





O que aconteceu?

Por volta das 19h, o Instagram e o Facebook começaram a dar sinal de vida, mas o WhatsApp continuava com muitos erros. Por meio da conta oficial no Twitter, o Facebook (dono de todas as redes) confirmou que o problema era no mundo todo, mas sem dar detalhes do que de fato causou essa falha.
“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse a empresa.

O blecaute atingiu tanto os aplicativos para Android e iOS quanto os sites acessíveis pelo navegador no celular e no PC. Quem tentava acessar o WhatsApp Web ou o Facebook e o Instagram pelo navegador encontrava uma tela de página fora do ar. Há sinais de que a falha geral afetou também outros aplicativos que dependem do login do Facebook, como:

  • Pokémon Go (a desenvolvedora, Niantic, diz que está investigando o caso);
  • Plataforma de realidade virtual Oculus, que pertence ao Facebook apresentou falhas.

Falhas nos serviços do Facebook não são inéditas:

Só este ano, os apps tiveram instabilidade pelo menos 3 vezes:

  1. Março,
  2. Junho,
  3. Setembro.

Geralmente, as redes sociais voltam a funcionar em menos de duas horas, mas neste ultimo blecaute, foram quase 7 horas sem retorno, o que não é comum.

Inferno astral?

Você sabia que o Facebook esta sendo alvo de uma série de acusações, incluindo a de ter negligenciado um estudo interno que mostrou que o Instagram é “tóxico” para jovens e a de ter dado passe livre para alguns perfis ignorarem as regras da rede social. O vazamento de documentos internos da empresa chegou a levar o Facebook a depor numa comissão do congresso norte-americano. A empresa se defende das acusações dizendo que elas não procedem. 

Em fim essas 7 horas perdidas, dentro do horário comercial, causaram grande transtorno para comerciantes e pessoas que dependem destes aplicativos para trabalhar. Não conseguimos mensurar as perdas, mas os pequenos empreendedores foram os principais atingidos com essa instabilidade, além de claro, pessoas que trabalham como digital influencers, marketing, entre outros. 

E o seu negocio? Será que não está na hora de criar uma loja virtual?

Entre em contato conosco em qualquer uma de nossas plataformas digitais: FacebookInstagram e Linkedin! Nós podemos te ajudar com uma consultoria, aproveite e veja também nossos trabalhos de desenvolvimento web e e-commerces.

Veja mais:

TikTok ultrapassa 1 bilhão de usuários no mundo

Prepare-se! Porque a Black Friday 2021 vem aí!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *