Os hábitos dos consumidores em 2022

O sentimento de “que tudo mudou” ainda persistem e o consumo de certa forma mudou. Então, aqui, vamos falar sobre tendências que parecem emergir a respeito dos consumidores e seus anseios neste novo ano.

De modo geral, pode-se dizer que os principais parâmetros para a identificação dos novos grupos de consumidores são: a 

  • Polarização econômica;
  • Nova configuração do trabalho (como as jornadas híbridas);
  • Distanciamento social;
  • Instabilidade política no mundo.

Empresas de diversos segmentos devem sempre ficar de olho nessas mudanças para que possam tomar as melhores decisões estratégicas para os negócios. A projeção é que essas demandas se intensifiquem ainda mais de agora em diante:

Vamos entender um pouco melhor sobre cada tipo de consumidor

1. Everyday Optimisers

São as pessoas que buscam principalmente duas coisas: estabilidade e segurança financeira. E as palavras-chave para o grupo são:

  • Reutilização,
  • Otimização,
  • Experimentação.

Ótimas idéias para esse público são a criação de clube de assinatura, recompra programada, upcycling e revenda, expansão dos canais de vendas e formas diferenciadas de compra e acesso ao crédito; lembrando esses são apenas alguns exemplos do que você como marca pode fazer para atrair esse público.

2. Reality Reinventors

Algumas pessoas se tornaram mais resilientes nos últimos anos. Desenvolvemos no geral novas habilidades, identificando aptidões e encontrando alternativas que não imaginávamos possíveis para o dia a dia. Esse segmento reúne aqueles que se adaptam muito mais rápido que os demais e valorizam a cocriação, o aprimoramento de rotinas e a reacomodação, seja de recursos, seja de ideias.

Para alcançá-los, algumas estratégias são:

  • Customização de produtos,
  • Cocriação (seja do próprio cliente, seja com parceiros),
  • Gaming/realidade virtual,
  • Produtos que aprimorem a rotina,
  • Diversidade de canais que facilitem a compra.

3. Wellbeing Seekers

São pessoas que buscam por laços emocionais mais fortes com seus universos, tanto interno quanto externo. Os verbos que explicam o tipo de consumidor que valoriza o bem-estar e a saúde acima de tudo, são:

  • Desestressar,
  • Escapar,
  • Higienizar,
  • Socializar.

Produtos/serviços que façam parte de um ritual de ficar em casa, foco na economia do sono e da saúde, além de produtos portáteis para a vida outdoor ajudam esse pessoal a se sentir melhor.

4. Collective Activists

Desacreditados com as instituições, esses consumidores acreditam na mobilização coletiva como ferramenta de transformação. Importam-se com:

  • Representatividade,
  • Preservação,
  • Descentralização,
  • Valorização do consumo local.

A preocupação com pautas ambientais e apoio à diversidade também estão entre os principais assuntos desses consumidores. Para marcas globais, recomenda-se a prática estratégica de ESG locais.

Com a nova realidade, rapidamente adaptamos nossa vida. A relação com o morar, com produtos e com marcas foi ressignificada.

Entender os dados e insights pode ajudar no marketing e no sucesso do seu negócio. Aqui, a indicação é sempre fazer um estudo adicional relacionando as necessidades listadas dos consumidores com o que você tem a oferecer.

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Então…

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