Publicidade Online: O Que é? E como fazer em 2021?

O meio digital é um lugar cheio de oportunidades, você pode anunciar em vídeo, texto e imagens, nos mais variados canais. Essa é uma das melhores formas de alcançar mais clientes, aumentar as vendas e os lucros.

Mais rápida e assertiva para alcançar o público-alvo do que a publicidade tradicional, a publicidade na internet vem se tornando um prato cheio para empresas famintas por resultados rápidos e assertivos.

Para você ter ideia em 2019, a publicidade digital ficou com uma fatia de 21,2% do total de investimentos realizados por veículos de comunicação e agências de propaganda no Brasil.

Os dados são de um levantamento do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp). Um ano antes, em 2017, representava apenas 17,7% desse total. Pode parecer pouco, mas considerando que o investimento em publicidade no país chegou a R$ 17,5 bilhões só em 2019.

Esses dados são apropriados para mostrar a importância de investir em publicidade na internet. Que é um meio de fazer com que potenciais clientes não apenas conheçam sua empresa e sua marca, como também se interessem pelos produtos ou serviços divulgados. Então chega de dar tiro no escuro.

Por que fazer publicidade online?

site Statista traz informações importantes sobre o mercado global de anúncios digitais em 2021:

  1. Os gastos com publicidade no mercado digital devem chegar a US$ 398.762 milhões em 2021;
  2. O maior segmento do mercado ainda é o de busca orgânica, com um volume de mercado projetado de US$ 171.641 milhões em 2021;
  3. Na comparação global, a maior parte da receita será gerada nos Estados Unidos (US$ 157.640 milhões em 2021).
Já no Brasil, os dados são os seguintes:
  1. Os gastos com publicidade no mercado digital devem chegar a US$ 6.114 milhões em 2021;
  2. A busca orgânica também é o maior segmento, com um volume de mercado projetado de US$ 2.959 milhões em 2021.

Isso tudo significa?

Que se você deixar de investir em publicidade na internet, ficará de fora de um mercado bilionário e, portanto, vai perder dinheiro. Então, se seu negócio ainda não está online, é melhor começar o quanto antes.

07 tipos de publicidades online

Vamos falar então de quais os tipos de publicidade digital disponíveis para você investir. Como cada um deles tem suas particularidades, nada melhor do que conhecê-las.

  1. Banner

Entre os primeiros tipos de publicidade online da história da internet, os banners consistem, basicamente, em anúncios localizados em áreas estratégias de páginas na web.

Assim que os usuários clicam nessas peças, são automaticamente redirecionados à página de destino para a qual elas correspondem.

  1. Blog

Aqui vamos falar de branded content, que também é conhecido como conteúdo de marca. Esse é um tipo de publicidade online mais editorial, camuflado por trás de um conteúdo relevante para o leitor.

Isto é, agrega valor por meio de conteúdos que podem ajudar o usuário a se informar, tirar suas dúvidas ou resolver seus problemas. Fazer branded content é uma forma bastante inteligente de tornar sua marca conhecida e gerar tráfego qualificado.

  1. E-mail marketing

Por mais que ache ineficaz o e-mail marketing, continua sendo uma estratégia de marketing digital muito válida. Não tem a ver com aqueles e-mails irritantes e intrusivos que você não perde tempo ao mandar para a pasta Spam, mas em anúncios e promoções camufladas.

As propagandas agradáveis e permissivas, que funcionam ainda melhor se estiver integrada a uma estratégia robusta.

  1. Pop-ups

Embora seja um dos tipos mais irritantes de publicidade na internet, pode ser eficaz em alguns casos. Um exemplo de quando é aconselhável?

Ao configurar um pop-up para convidar o usuário a se cadastrar para receber newsletters da sua empresa ou para oferecer um cupom de desconto quando ele pensar em sair da página (sim, é possível fazer isso ao analisar o rastro que ele deixa dentro do site).

  1. Redes sociais

Hoje, os consumidores passam muito tempo mexendo nas redes sociais, então não faria sentido não “monetizar” isso.

A grande maioria delas oferecem gerenciadores de anúncios,como é o exemplo do Facebook. Pode ser uma boa ideia principalmente se quer aumentar presença nesses canais, se tornar conhecido ou até mesmo gerar tráfego para seu site.

  1. Remarketing

remarketing torna a experiência do usuário que chega até sua marca ainda mais personalizada. Isso porque permite a criação de anúncios para usuários que já visitaram seu site e não fizeram nenhuma conversão. É como uma segunda chance de conquistá-los.

  1. SEO

Assim como o remarketing, o SEO (otimização para mecanismos de busca) é um recurso que ajuda a promover a publicidade na internet. Não se trata de um anúncio, mas de técnicas e estratégias para posicionar melhor qualquer site nos resultados dos buscadores.

Se você já tem um blog, site ou canal em uma rede social com um público fiel e segmentado, por que não vender publicidade na internet?

Conclusão

Cabe a você escolher o que melhor se encaixa às suas necessidades e possibilidades atuais. Perceber como a publicidade online oferece uma série de caminhos interessantes para divulgar negócios, aumentar as vendas e até ganhar dinheiro?

Com acessibilidade, facilidade e precisão de sobra, esse é um campo fértil para alavancar e fortalecer qualquer empresa no mercado.

Quais resultados você tem obtido atualmente com a publicidade online?

Construa bem a seu plano de marketing, elabore seus conteúdos e matérias focadas na persona do seu negócio. Só assim você será assertivo e nós da Agencia Webpan somos uma empresa de resultado e estamos preparados para te ajudar, entre em contato conosco em qualquer uma de nossas plataformas digitais: FacebookInstagram e Linkedin e vamos conversar sobre como andam as estratégias de marketing do seu negócio.

Veja também:

5 estratégias para vender mais no seu e-commerce

Como anda o crescimento das vendas online em marketplace?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *